O Jornal Valor Econômico e o portal de notícias UOL destacaram a mobilização que a UNAFE e o Sinprofaz promoverão amanhã, 29, às 10h em frente ao prédio da AGU em Brasília. As entidades conclamam seus associados a manifestarem contra a atual redação do PLP nº 205/12.
A Diretora-Geral da UNAFE afirma que o momento é fundamental para que os Advogados Públicos Federais demonstrem que a exclusividade das atribuições aos membros das carreiras da AGU e a independência técnica são imprescindíveis para preservar a AGU.
Veja abaixo a íntegra da matéria publicada pelos veículos de imprensa:
Entidades da advocacia pública preparam manifestação em frente à AGU
No momento em que a operação Porto Seguro abriu uma crise na Advocacia-Geral da União (AGU), associações da advocacia pública preparam esta semana uma manifestação contra a corrupção e a ocupação de cargos da carreira por servidores de confiança.
A operação Porto Seguro foi deflagrada na sexta-feira pela Polícia Federal para desarticular um esquema de venda de pareceres técnicos fraudulentos em órgãos do governo federal. As investigações atingiram o advogado-geral da União adjunto, José Weber de Holanda.
Entidades da advocacia pública divulgaram notas pedindo à Polícia Federal que investigue uma possível relação entre os fatos desvendados pela Porto Seguro e o encaminhamento do projeto de lei 205/2012, que admite o exercício de consultoria jurídica em órgãos da administração federal por profissionais que não integram a AGU.
A manifestação será na quinta-feira, às 10h, em Brasília, em frente ao prédio da AGU. O protesto é organizado pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal (Forvm) e a União dos Advogados Públicos Federais do Brasil (Unafe).
Há tempos essas entidades reclamam da gestão do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Questionam a destinação de cargos importantes a servidores de confiança e apontam que a carreira está sucateada.
Em julho, o Sinprofaz lançou uma campanha chamada “Fora Adams”, que ganhou a adesão de outras entidades da advocacia pública. Além de banners na internet, a frase foi colocada como outdoors em ônibus em Brasília.
SERVIÇO
Mobilização PLP205/12
Local: Edifício Sede da AGU, Setor de Autarquias Sul, quadra 03 – Brasília-DF.
Horário: 10h