Nos últimos tempos, muito tem se ouvido sobre a expressão pai ativo ou pai presente. O ato de paternar tem encontrado novos sentidos. A figura de “provedor do lar” tem sido transformada em presença, afeto, diálogo e parceria na formação dos filhos, independentemente das configurações familiares.
Pensando nisso, a Comissão da Mulher da ANAFE resolveu homenagear os pais da associação questionando sobre ‘O que significa ser um pai presente?’. Os Advogados Públicos Federais são convidados a postar algo que responda o questionamento, até o próximo domingo (14), pode ser foto, vídeo, frase e mencionar o perfil da ANAFE no Instagram: @anafenacional.
Os participantes da campanha vão concorrer automaticamente a cinco (5) livros “Tributação e Cidadania: homenagem aos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça”. Saiba mais sobre a obra aqui.
De acordo com o Ministério da Saúde, paternidade é o ser pai, independentemente de como se tornou pai. Já a paternidade presente são as ações como o cuidado físico e emocional que se dá para filhos e filhas. É a maneira única de olhar, de falar, de cuidar da criança. Praticar a paternidade presente também é compartilhar com sua parceira a decisão de ter ou não filhos e qual a melhor hora para tê-los. Esse envolvimento traz como possibilidade melhor qualidade de vida e a criação de vínculos afetivos mais fortes e saudáveis para todos e todas.
BENEFÍCIOS
Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) mostra que o papel ativo dos pais na criação dos filhos traz benefícios para a carreira do homem e para toda a família.
Entre os principais efeitos estão a maior autoestima e melhor desempenho escolar das crianças. Além disso, a paternidade presente também está relacionada ao bem-estar psicológico da criança e, no caso de filhos meninos, eles têm maior probabilidade de se tornarem pais engajados no futuro.
A pesquisa feita na USP demonstrou que o envolvimento ativo dos pais na criação dos filhos também tem efeitos positivos para o relacionamento conjugal: a mulher sente-se mais apoiada, favorecendo uma troca compartilhada e maior parceria entre o casal.