O livro “Novas Perspectivas da Cooperação Jurídica Internacional: Uma Visão de Juristas Brasileiras”, tendo como uma das organizadoras a Procuradora Federal associada à ANAFE, Maria Rosa Guimarães Loula, será lançado na próxima quinta-feira (4), às 19h, no IDP SUL (SGAS II St. de grandes áreas sul 607 módulo 49 – Asa Sul/Brasília).
SINOPSE
A cooperação jurídica internacional tem se intensificado à medida que atividades transnacionais crescem. Em um mundo em constante evolução, com novas tecnologias e integrações políticas, a cooperação jurídica também se transforma. Esta coletânea reúne artigos que discutem inovações no âmbito da cooperação em matéria civil e penal e tem um diferencial inédito: foi escrita exclusivamente por mulheres, juristas brasileiras que inegavelmente se destacam no tema. A obra é completa e abarca temas de cooperação jurídica internacional em matéria cível e criminal, abrangendo a CJI em temas tão diversos como partilha de imóveis, recuperação de ativos, violência doméstica, proteção de dados, tecnologias digitais, transferência de pessoas condenadas, reconhecimento de decisões estrangeiras, obtenção de provas, videoconferência, tribunal penal internacional, problemas de fronteiras, entre outros. Além de promover um entendimento atualizado, o livro busca contribuir para uma formação jurídica não sexista. Uma obra sobre cooperação jurídica internacional realizada por mulheres, para todas e todos.
Coordenadoras: Maria Rosa Loula, Denise Neves Abade, e Claudia Chagas.
Autoras: Ana Beatriz Rebello Presgrave, Anamara Osório Silva, Camila Colares, Carmen Tiburcio, Caroline Carneiro Mauricio, Claudia Maria de Freitas Chagas, Denise Neves Abade, Inez Lopes Matos Carneiro de Farias, Isabel Penido de Campos Machado, Isabela Araújo Barroso, Lídia Spitz, Maria Rosa Guimarães Loula, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, Marilda Rosado de Sá Ribeiro, Marta Saad, Mônica Sifuentes, Nadia de Araújo, Raquel Botelho Santoro, Renata Álvares Gaspar, Sílvia Amélia Fonseca de Oliveira, Sylvia Helena Steiner, Valesca Raizer Borges Moschen.
SAIBA MAIS
É um livro coletivo escrito somente por mulheres. Elas reuniram o trabalho e o ponto de vista de juristas brasileiras que se debruçam sobre temas de cooperação jurídica internacional há anos. Como acadêmicas e agentes do Direito, estão cientes dos desafios enfrentados pelas mulheres na área. Ainda hoje, as mulheres experimentam barreiras adicionais para publicar artigos em revistas, obras coletivas e revistas jurídicas de prestígio, além de ter seu trabalho valorizado pelos pares. Por isso, entendem que as vozes das mulheres são cruciais para a criação de sociedades inclusivas, abertas e prósperas. Além do inegável destaque e conhecimento específico das mulheres que contribuem para esta obra, o objetivo é que o livro também contribua para uma formação jurídica não-sexista.
Trata-se de uma obra sobre cooperação jurídica internacional realizada por mulheres, para todas e todos.