A Posse da Ministra Maria Thereza de Assis Moura na presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou a véspera do Dia Internacional da Igualdade Feminina. Na sua posse como segunda ministra presidente do STJ foram lembrados diversos dados sobre a ausência de mulheres nesses espaços.
O Ministro Herman Benjamin, por exemplo, mencionou a falta de representatividade feminina no Judiciário. O magistrado citou que hoje só 44% das juízas substitutas e 40% das juízas titulares são mulheres. O percentual cai à medida que a instância sobe: somente 25% das desembargadoras são mulheres e apenas 19% são ministras. “Falta ministra na República do Brasil”, disse.
O presidente da OAB, Beto Simonetti também ressaltou que “a ministra se tornou a primeira mulher a conquistar a vaga do quinto da advocacia e esse é um fato cuja relevância está registrada na história da OAB.”
A Comissão da Mulher da ANAFE parabeniza a Ministra e relembra, nesse dia, a importância de se pensar em buscar a plena igualdade entre homens e mulheres em todos os espaços.