O segundo dia da 4ª edição do Congresso Nacional dos Advogados Públicos Federais (CONAFE) teve início com a palestra “Instrumentos de Governança Pública: vantagens e desafios contemporâneos‘, proferida pelo diretor de Governança e Conformidade da Petrobrás, Marcelo Zenkner.
Durante a palestra, Zenkner apresentou os meios de implementação de sistemas de integridade na Administração Pública. Segundo ele, dentro das organizações há três tipos de pessoas: os íntegros, os honestos e os desonestos. “Quando, em uma empresa, há funcionários desonestos em cargos superiores, eles contaminam os honestos e a corrupção pode tomar conta de vários setores, só não dos íntegros, que são minoria.”
O palestrante abordou também a importância do compliance e da integridade. “O importante para o profissional dessa área é mostrar que colocar dinheiro na integridade, num sistema de compliance não é uma despesa, e sim, um investimento”, disse.
Zenkner afirmou que a geração Y está muito mais engajada com a questão social e que as empresas devem buscar a probidade também porque isso faz parte dos motivos de escolha dos novos consumidores pelo que vão consumir, nos mais diversos segmentos. “São pessoas que se preocupam com o meio ambiente, com a origem dos produtos que compram e sobre o impacto que eles causam ao mundo. Além disso, são pessoas que gostam de ser ouvidas. Temos que ver que elas são o futuro e que as empresas estão se adequando a essa realidade.”
Com relação à prevenção à corrupção, o palestrante ressaltou que “o melhor lugar para se viver não é aquele onde mais se limpa, mas sim, aquele onde menos se suja. Quanto mais transparente for a empresa ou a pessoa jurídica, mais íntegra ela será. Quem faz as coisas certas não tem nenhuma preocupação em esconder absolutamente nada.”