COMUNICADO 13/09 – 19h
A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), em representação aos 4.503 associados e associadas, comunica:
- Decorridos 11 dias desde a apresentação do texto aprovado em AGE para formalização de acordo com o MGI, não houve resposta às proposições.
- As negociações seguem sendo conduzidas exclusivamente pelo gabinete da AGU, que informou sobre o encaminhamento do texto e a indefinição junto ao MGI acerca de eventuais ajustes ou prazos de resposta.
Diante desses fatos e da ausência de notícias, caminho único é a retomada das medidas anunciadas na Carta de Mobilização n. 05, publicada esta semana. As carreiras da AGU estão há quase 80 dias sendo ignoradas em meio a uma “negociação” governo-governo. A proposta produzida foi rechaçada por mais de 90% dos interessados, em rejeição traduzida a níveis inéditos, que observaram nos seus termos legítimas ameaças a conquistas duramente alcançadas e mantidas com esforço permanente.
Após a imediata e contundente recusa, as associações foram instadas pelo gabinete da AGU a receberem esclarecimentos sobre os limites da negociação em curso. A partir do cenário apresentado, foi elaborado um termo de acordo considerado viável pelos agentes em interlocução com o MGI, o qual foi submetido e aprovado em uma AGE extremamente dividida, pressionada pela urgência anunciada.
No entanto, as carreiras da AGU voltam a receber o silêncio como resposta, como se não fossem dignas de qualquer sinalização respeitosa sobre seus pleitos, sobretudo após a expressiva negativa, que demonstrou o descompasso entre a base e os negociadores em relação às pretensões de valorização da Advocacia Pública Federal.
Diante dessas circunstâncias, sem qualquer indicação concreta a ser apreciada, a ANAFE convoca seus filiados a retomarem com força as ações de mobilização já anunciadas, que serão oficializadas a partir de 16 de setembro.
No dia 17 de setembro, às 16h, CONVOCAMOS os associados e associadas para participarem de uma live para atualização dos cenários e definição das estratégias de retomada da mobilização. O link de acesso será disponibilizado oportunamente.
Cabe ressaltar que, desde a marcha de 06 de junho, em que centenas de colegas demonstraram a necessidade de um olhar mais atento às carreiras, terão transcorrido 100 dias no próximo sábado, tempo suficiente para compreender que não há espaço para o tratamento de indiferença aos membros da AGU.
Brasília, 13 de setembro de 2024.
DIRETORIA DA ANAFE