Aprovados em seleção pública passarão por semana de ambientação, com treinamentos sobre funcionamento da instituição
Advocacia-Geral da União (AGU) deu início, nesta segunda-feira (21/03), a uma semana de ambientação aos 193 estagiários de pós-graduação aprovados em seleção pública lançada em outubro do ano passado. O evento segue até esta sexta-feira (25/03).
Realizada de forma inteiramente virtual pela Escola da AGU, a programação contém treinamentos que envolvem desde o funcionamento dos sistemas internos da Advocacia-Geral, como o Sapiens, até as áreas de atuação finalística dos diversos órgãos que compõem a instituição.
A cerimônia de abertura contou com a participação do advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal. Relembrando a própria trajetória de estágio na AGU durante os anos da graduação, o ministro destacou os inúmeros ganhos decorrentes das diversas experiências a serem vivenciadas pelos aprovados.
“Certamente essa oportunidade de ingressar em um programa de estágio de pós-graduação é interessante e engrandecedora dentro de uma instituição como a Advocacia-Geral da União. (…) Os estagiários terão contato com matérias absolutamente importantes para a defesa da União, das autarquias e das fundações públicas e, assim, poderemos encontrar em conjunto soluções para os problemas que se apresentam. (…) Buscar melhorias do ponto de vista profissional e acadêmico é o melhor caminho para termos uma AGU mais forte a cada dia que passa”, ressaltou.
De acordo com o advogado da União e diretor da Escola da AGU, Danilo Barbosa de Sant’Anna, já a partir do próximo dia 28/03 os estagiários também passarão por treinamentos específicos junto aos diversos órgãos de execução da Procuradoria-Geral Federal, da Procuradoria-Geral da União, da Secretaria-Geral de Contencioso e da Consultoria-Geral da União, de modo a prepará-los para as atividades práticas a serem desenvolvidas durante o estágio.
“[O programa] tem um potencial de auxiliar os diversos membros da Casa na realização de atividades finalísticas que são desenvolvidas em seus órgãos, como também de formar pessoas que pretendem um dia estudar para os concursos das carreiras jurídicas da AGU, recebendo um curso de pós-graduação da escola, conhecendo a realidade de trabalho e de atuação da instituição e também realizando essa troca de conhecimento e experiências com seus respectivos supervisores”, observou o diretor.
Os estagiários selecionados vêm das cinco regiões do país, estando a maioria deles (150) vinculados a um curso de pós-graduação em “Funções Institucionais da AGU”, a ser oferecido pela Escola da Advocacia-Geral da União, que também coordena o programa de estágio. Os demais estão vinculados a outros cursos lato sensu e stricto sensu, a exemplo de mestrado. O processo seletivo contou com 7,4 mil inscritos, representando a maior seleção já realizada no país para estagiários de pós-graduação. O estágio será realizado integralmente na modalidade a distância.
TPL
Fonte: AGU