A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) realizou a indicação de seus associados que concorrem às eleições gerais deste ano para participarem do Dia de Entrevistas com Candidatos, promovido pelo Fonacate e afiliadas na última segunda-feira (5).
Além dos associados, a Associação também indicou membros da Advocacia Pública Federal que assinaram a Carta de Princípios do Fonacate subscrita por 36 candidatos de todo o país que assumiram o compromisso com propostas de valorização e fortalecimento do serviço público brasileiro.
Aldemario Araujo, Candidato a Deputado Federal pela Rede Sustentabilidade (1818), Procurador da Fazenda Nacional associado à ANAFE, agradeceu ao convite e registrou que, em termos de trajetória, o ponto que chama mais atenção é o fato de estar completando 36 anos como servidor público federal e ter vivenciado inúmeras experiências em diversos cargos.
“Eu teria condição após esses anos de vida profissional como servidor público, além da vida acadêmica de colocar essa experiência a serviço de um projeto político de representação dos 99% dos brasileiros, que precisam efetivamente de representação política. De antemão, destaco que a sociedade brasileira não é homogênea, os interesses são diversos, inclusive contrapostos então, aquele que se coloca como candidato precisa se dizer claramente de que lado está. Meu objetivo é construir, como diz a constituição, uma sociedade justa, livre, solidária e sustentável”, afirmou.
De acordo com ele, existe uma parcela fundamental de responsabilidade do serviço e do servidor públicos na construção desse tipo de sociedade. “O que pretendo é colocar o meu mandato a serviço desse tipo de sociedade. Prestar serviço público de qualidade com a intensidade necessária”, declarou.
Clique aqui para conhecer mais.
Alessandra Minadakis, Candidata a Deputada Federal pelo PSOL (5008), Procuradora Federal associada à ANAFE, iniciou sua fala contando um pouco sobre sua trajetória. “As minhas pautas sempre foram muito moldadas pelas circunstâncias que vivi e presenciei. Eu que já era militante feminista antes da maternidade. Minha filha nasceu em 2007, mas no ano anterior já comecei a mergulhar nesse mundo participando de grupos, eventos e livros sobre maternagem e outras questões relacionadas a parte jurídica.
Como mestre em Direitos Humanos, doutoranda em Direito Constitucional e militante em Direitos Humanos, ela citou o exemplo da Lei Menino Bernardo como embasamento de suas pautas que têm uma predominância nos direitos das mulheres, em especial das mulheres que são mães, o combate à opressão de forma geral das categorias menorizadas, questões relacionadas ao meio ambiente. “Então, questões relacionadas também à segurança pública, questões relacionadas à violência estatal com relação aos indivíduos também compõem a minha militância.”
Enquanto servidora pública, Alessandra explicou que vivenciou e vivencia as demandas e necessidades. “Vamos buscar recuperar muito direitos que foram perdidos. Precisamos a partir deste próximo mandato trabalhar não só para avançar, como para recuperar Direitos perdidos”, afirmou.
Clique aqui para conhecer mais.
? Assista a todas as entrevistas realizadas pelo Fonacate: https://bit.ly/3qu8IJm
Além dos entrevistados, a ANAFE indicou os seguintes candidatos:
Moaceny Félix MDB/CE 15688 – Deputado Federal
Tadeu Alencar PSB/PE 4020 – Deputado Federal
Ricardo Lodi PT/RJ 1310 – Deputado Federal
Todos os candidatos assinaram a Carta de Princípios e assumiram compromisso com o diálogo e o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, em especial no que tange a valorização dos servidores e a qualificação dos Serviços Públicos. Clique aqui e confira a lista completa de postulantes que subscrevem o documento.