Nesta manhã de quarta-feira (10), as Entidades que compõem o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) encaminharam a proposta de reajuste salarial ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A proposta enviada propõe a recomposição salarial em três parcelas: 9% em maio de 2024, 7,5% em maio de 2025 e 7,5% em maio de 2026.
A contraproposta sugere também consignar em Termo de Acordo o compromisso de equiparação do auxílio alimentação, per capita da saúde complementar e assistência pré-escolar em relação aos valores praticados nos Poderes Legislativo e Judiciário até o final de 2026.
Os representantes também apontam a necessidade de fixar, em acordo, pontos da pauta não remuneratória discutidos durante o ano de 2023 na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Por fim, solicitam ao MGI que amplie sua capacidade operacional para dar mais celeridade à instalação das Mesas Específicas já requeridas, bem como à solução das demandas apresentadas pelas entidades de classe.
O Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, que acompanhou e contribuiu nas propostas, destaca a importância da valorização dos Advogados Públicos Federais: “A reposição salarial é uma resposta ao excelente trabalho prestado por nós. A ANAFE está presente nas negociações e continuará na luta pela valorização da carreira”.
Com informações: Fonacate