O presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), Sérgio Montardo, esteve presente na manhã desta quarta-feira (11) em reunião promovida pelo FONACATE com as entidades de classe do serviço público federal.
Na oportunidade, foi definida a necessidade de recomposição das perdas acumuladas nos últimos anos, superiores a 27%. Em consenso, ficou estabelecido, em simetria aos demais poderes, que terão reajuste em fevereiro, uma formulação de pedido emergencial de encaminhamento da pauta dos servidores do Executivo.
Os dirigentes associativos defendem o envio imediato de medida provisória ao Congresso Nacional, sem prejuízo da instalação da mesa de negociação no âmbito do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para tratar questões gerais e outras específicas de cada carreira.
Além da convocação do Dia Nacional de Mobilização, previsto para 31 de janeiro, as entidades presentes deliberaram sobre a remessa de ofício conjunto à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reafirmando o caráter de urgência da recomposição das perdas salariais e demais benefícios, como o auxílio-alimentação.