O caminho a ser percorrido por quem deseja atuar na advocacia-geral da União não é fácil. Para um grupo específico, foi ainda mais difícil. A posse dos cerca de 80 procuradores federais, aprovados no concurso da procuradoria federal, realizado em 2007, foi realizada na última sexta-feira (20), no auditório da PGFN, em Brasília.
Com auditório lotado por familiares e amigos, a emoção marcou a solenidade. Representando os empossandos, Andrea Bezerra traduziu o sentimento de alegria e agradeceu a todos que ajudaram na luta pela nomeação e posse citando a ANAFE que esclareceu as dúvidas a respeito da carreira, que embora fosse um sonho antigo, se fazia nova para os colegas.
“Hoje presenciamos uma posse histórica. Pela primeira vez na advocacia-geral da União, um grupo de procuradores aguarda 15 anos para tomar posse de um sonho antigo. Ganhamos hoje, a vitória de uma longa caminhada e por mais uma coincidência da vida ou mesmo do tempo, uma luta intensificada e gestada nos últimos nove meses, mas renascemos aqui. Aqui, hoje, renasce o sonho adormecido, renasce a ideia de que a justiça é um lugar que por mais que seja distante de chegar, vale a pena nela se fazer morada”, afirmou.
A nova advogada pública federal falou sobre o tempo e homenageou os familiares e amigos ressaltando a paciente coragem, a longa espera, o esforço sem limite, principalmente nos últimos meses, em especial nos últimos dias dos aprovados. “Estamos aqui para dar o melhor numa carreira que sempre foi nossa. Coragem, determinação e bons propósitos nunca deverão nos faltar.”
Compuseram a mesa da cerimônia, o adjunto do advogado-geral da União, Flávio José Roman, a procuradora-geral federal, Adriana Venturini, a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize Almeida, a secretária-geral de consultoria, Clarice Costa Calixto, e o diretor da escola superior da advocacia-geral da União, João Carlos Souto. Nos discursos, os dirigentes da AGU destacaram a importância da posse para a instituição.
Após a solenidade de posse na PGFN, a ANAFE recebeu, em sua sede, os novos procuradores federais e seus convidados para a festa. Na saudação inicial, o presidente da associação, Sérgio Montardo, deu as boas-vindas aos novos colegas. “Essa é uma festa de 15 anos um pouco diferente e talvez a melhor que já participei. Tenham a certeza de que estaremos juntos. Acima de tudo, hoje é um dia de justiça e quando se fala em justiça sou obrigado a convidar a Patrícia Rossato, que esteve à frente do processo na ANAFE.”
Entusiasmada, a vice-presidente da ANAFE, Patrícia Rossato, destacou que, finalmente, a turma de 2007 está completa, após muita luta. “Fiquei muito feliz por termos sido úteis, mas vocês nos ajudaram muito. Vocês me resgataram e me fizeram recordar do motivo de estar aqui. Fico muito feliz em ver a luta de vocês tendo esse final feliz, justo, e mais feliz ainda por tê-los em nossa casa. Contem sempre com a gente”, afirmou pontuando a relevância da carreira. “São momentos como esse que fazem a gente acreditar que vale a pena”, completou.
HOMENAGEM
Como forma de homenagear os novos colegas, a ANAFE reuniu alguns depoimentos que trazem um pouco das histórias de esperança, superação, dificuldades e o trabalho árduo que foi realizado.