Na manhã desta quinta-feira (17), o Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, a Diretora Executiva, Gabriela Figueiredo, o Diretor de Assuntos Institucionais, Vitor Chaves, dirigentes das Associações representativas da Advocacia Pública Federal, os Conselheiros do Conselho Curador dos Honorários Advocatícios (CCHA), Thalita Mota e Leonardo Teodoro, bem como advogados do escritório que presta assessoria jurídica ao CCHA, reuniram-se com o objetivo de promover discussões construtivas e esclarecer questões relativas aos acordos em andamento.
O encontro foi marcado pela busca de acompanhamento e cooperação entre as entidades presentes, visando a atuação conjunta em prol dos interesses dos aposentados e aposentadas representados. A troca de informações sobre as tramitações das documentações dentro das associações e posteriores andamentos foram fundamentais para estabelecer estratégias.
Durante a reunião, foi realizada uma apresentação abrangente do trabalho desenvolvido pelo escritório com a supervisão do CCHA, incluindo o fluxo semanal de atividades. A rotina operacional consiste em analisar os documentos recebidos e, proceder ao protocolo das planilhas na Advocacia-Geral da União (AGU) para, na sequência, retornar as inconsistências identificadas às associações.
Até o momento 225 termos foram recebidos, dos quais 78 foram devolvidos para ajustes e 56 estão em análise pela AGU. Dos acordos, 35 já foram pagos, sendo 19 foram intermediados pela ANAFE. Outros dados também foram apresentados durante a reunião.
Foi informado, ainda, sobre a implementação de um sistema que permitirá que as associações visualizem os status de todos os processos, abordando devoluções, cadastro, ordem de atendimento, protocolos e outras informações relevantes.
Ao final da reunião, os conselheiros agradeceram o espaço proporcionado e reafirmaram o compromisso de manter um diálogo contínuo, transparente e construtivo. Agradeceram a oportunidade de compartilhar os desafios enfrentados, as perspectivas e informações relevantes.
ATUAÇÃO
A ANAFE está atuando de forma qualificada e continuará prestando todo apoio necessário acerca das datas, procedimentos, homologações e demais tratativas dos acordos. Além de contar com uma equipe dedicada ao atendimento das demandas referentes aos acordos, a associação também está pronta para oferecer suporte em âmbito estadual.
“Buscamos garantir que todos os membros da Advocacia Pública Federal tenham acesso a informações precisas e orientações claras durante o processo de acordos. Dessa forma, reforçamos nosso compromisso em assegurar que os interesses e direitos dos nossos associados e associadas sejam protegidos e atendidos de maneira eficiente e eficaz”, afirma Sérgio Montado.