Uma das pautas prioritárias da Comissão da Mulher é a participação das mulheres nos cargos da Advocacia-Geral da União, buscando maior igualdade de gênero.
Nessa quinta-feira (17), a Comissão da Mulher da ANAFE reuniu-se com a gestão da Advocacia-Geral da União (AGU) para apresentar uma proposta de portaria que visa regulamentar o rodízio obrigatório de cargos, com o objetivo de estimular que mais mulheres estejam presentes nos cargos de gestão da AGU.
A reunião contou com as presenças do Advogado-Geral da União Substituto e Secretário-Geral de Consultoria, Adler Anaximandro de Cruz e Alves, e da Chefe de Gabinete do Secretário-Geral de Consultoria, Eliomara Sant’Ana Gorham, representando a Instituição, e pela ANAFE do Presidente Lademir Rocha, e dos Representantes da Comissão da Mulher da Associação Osiris Vargas Pellanda, Herta Rani Teles, Susana Lucini e Guilherme Lazarroti.
A Comissão da Mulher da ANAFE preocupa-se com o déficit de representação de mulheres. Intui-se que este cenário provoca uma invisibilização da condição feminina. É fundamental que haja participação de vozes femininas. Dentre os critérios apresentados estão: revezamento periódico facultativo; alternância de gênero no cargo; ocupação paritária de gênero por unidade; e cotas raciais, étnicas e para pessoas com deficiência.
O Advogado-Geral da União Substituto recebeu a proposta com atenção e comprometeu-se a encaminhar a portaria para o comitê de governança da AGU para deliberação. Ademais informou que será divulgado um questionário sobre o interesse para ocupação de cargos para as advogadas da AGU. Também disse que a intenção do Órgão é mapear os talentos das mulheres interessadas em ocupar cargos.
Além de detalhar a proposta, a Comissão da Mulher da ANAFE pediu também que a AGU encontre meios para incentivar a ocupação de cargos por mulheres. O projeto já foi apresentado, também, a outras gestões do órgão.