Evento foi transmitido pelo canal do YouTube na última sexta-feira (5).
A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) recebeu, na última sexta-feira (5), a Procuradora da Fazenda Nacional e associada à ANAFE, Regina Tamami Hirose e o onco-hematologista, Dr. Eduardo Rego, no evento “Vida e Saúde: desmistificando a Leucemia Mieloide Aguda”. No bate-papo mediado pela diretora de Integração Social da Associação, Maria Dionne de Araújo Felipe, a Advogada Pública Federal contou a trajetória que enfrenta no tratamento da doença.
O diagnóstico precoce da Leucemia Mieloide Aguda (LMA) é de extrema importância para aumentar as chances de cura, pois é o tipo mais comum e mais agressivo da doença. Conforme a medula óssea é atacada pelas células doentes, a pessoa costuma ter alterações no corpo que evoluem com bastante velocidade.
Diagnosticada em agosto, a Procuradora da Fazenda Nacional, Regina Tamini Hirose, contou sobre sua experiência pessoal com a LMA. Ela está no terceiro ciclo de quimioterapia e participou da live transmitindo a partir do quarto de hospital em que está internada.
A procuradora relatou sobre como tem sido sua jornada de tratamento. “Não adianta ter o melhor da Medicina, se o paciente não colabora. Eu digo isso no sentido de manter a fé, a espiritualidade em alta, a perseverança, a resiliência, a aceitação”, pontuou aos expectadores. Regina aproveitou a oportunidade para agradecer aos familiares, amigos e colegas que têm se preocupado com seu estado de saúde e progresso no tratamento.
O médico Eduardo Rego explicou o que é a Leucemia Mieloide Aguda. “É a falência da produção do sangue e, em alguns casos, ocorre infiltração tanto na medula óssea quanto em outros tecidos pela célula hematoide anormal. Trata-se de uma doença genética esporádica, portanto não é hereditária”. Ele também deu detalhes de quais são os potenciais grupos de riscos, como as pessoas que foram submetidas à radiação da bomba atômica em Hiroshima.
De acordo com onco-hematologista não há como provar que exista uma maneira de prevenir a Leucemia Mieloide Aguda. “A gente sabe que um estilo de vida saudável está associado a uma menor ocorrência a nível populacional desta doença”, explicou.
Maria Dionne de Araújo Felipe agradeceu em nome da ANAFE a disponibilidade dos convidados. “Foi um prazer recebê-la. Obrigada doutor pela leveza que trouxe o tema, com uma linguagem coloquial, que nos deixa perto do assunto e isso é muito importante. O objetivo da live era esse, de desmistificar tudo que envolve o LMA.”
Por fim, a mediadora escolheu para encerrar a live uma poesia chamada AMIGO. “Há certas horas, que não precisamos da paixão desmedida. Não queremos beijo na boca. E nem desejamos corpos a se encontrar na maciez da cama… Há certas horas, que só queremos a mão no ombro, o abraço apertado ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado sem nada dizer… Há certas horas, quando estamos quase pra chorar, que desejamos a presença amiga, a nos ouvir paciente, a brincar com a gente, a nos fazer sorrir… Alguém que ria de nossas piadas mais sem graça, que ache as nossas tristezas as maiores do mundo ou que nos teça elogios sem fim… as que apesar de todas essas mentiras úteis, nos seja de uma sinceridade inquestionável… Alguém que nos mande calar a boca ou nos evite um gesto impensado. Alguém que nos possa dizer: acho que estás errado, mas estou ao teu lado… Ou alguém que apenas diga: Amo você!”, declamou.
SOBRE OS CONVIDADOS
Regina Tamami Hirose é Procuradora da Fazenda Nacional em São Paulo/SP. Coordenadora Nacional do Programa de Educação Fiscal da PGFN. Representante da PGFN no Grupo Nacional de Educação Fiscal (GEF/PNEF). Representante da PGFN na Frente pela Educação em Direitos. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Direito Constitucional e mestre em Direito Internacional pela PUC-SP. Membro da Comissão de Advocacia Pública da OAB/SP.
Eduardo M. Rego é hematologista clínico e onco-hematologista, atuante na Clínica Onco Star e no Hospital São Luiz Itaim – Rede D’Or. Rego é membro fundador e coordenador do Consórcio Internacional em Leucemias Agudas (ICAL) criado pela Sociedade Americana de Hematologia com o objetivo de reduzir as diferenças nos resultados do tratamento de pacientes com leucemias agudas assistidos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento; Vice-Presidente do International Members Committee da American Society of Hematology (ASH); e Vice-Diretor Científico da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Ele é professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto e Coordenador da Hematologia no Grupo Oncologia D’Or. Foi Diretor Científico da Fundação Hemocentro entre os anos de 2010 e 2017 e é membro da Coordenação da Área da Saúde da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo.