A proposta é contribuir para o amadurecimento da visão crítica da comunidade acadêmica estimulando possibilidades de reflexão e mudanças de pensamento
Nesta quarta-feira (23), a coordenadora da Comissão da Mulher da ANAFE, Herta Rani Teles, foi uma das palestrantes do super evento de padrão internacional, o TEDx. O evento foi sediado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).
Com o tema “De volta para o futuro”, o TEDxESMPU quer disseminar ideias inspiradoras com potencial de transformar realidades e refletir sobre o presente e o porvir para construir futuros desejáveis, diversos e integrados a uma sociedade mais justa e solidária.
Para enriquecer o evento, Herta Rani contou sua trajetória desde os tempos escolares até a formação profissional, segundo ela, sempre presenciando a ausência feminina nos diversos âmbitos da sociedade. “Passei por todas essas instituições escola, faculdade, mercado de trabalho e todas a me lembrar o quanto o caminhar de uma mulher pode ser árido, pois essas instituições definem nossas expectativas e podem até mesmo limitar nossos sonhos”, disse.
Ao apresentar os números sobre a dificuldade das mulheres, destacou que no Supremo Tribunal Federal, por exemplo, na sua história, foi composto por mais de 160 homens e somente 3 mulheres. Na Câmara dos Deputados, temos apenas 18% das cadeiras ocupadas por mulheres. Sendo que 52% da população brasileira é feminina.
“Essa ausência das mulheres não advém de falta de interesse, competência ou vontade, mas são uma soma de múltiplos fatores. São camadas e mais camadas de obstáculos que passam pela violência doméstica, pelo assédio que podem vir a sofrer numa empresa, pelo teto de vidro que enfrentam nos seus trabalhos, que as impedem de alçar vôos e, até mesmo, pela construção sociológica de séculos ‘a chamada divisão sexual do trabalho’ que nos fez acreditar que o feminino seria propenso essencialmente à esfera doméstica”, explicou.
Como forma de combater essas dificuldades e ocupar o espaço merecido, a coordenadora da ANAFE contou que seu silêncio foi rompido num cafezinho com uma amiga de profissão, enquanto compartilhava incômodos sobre a invisibilidade das mulheres.. Então, discorreu sobre sua trajetória nos movimentos femininos e ações como a criação de materiais, a visita em escolas públicas para dialogar com meninas sobre o futuro delas, reuniões com diversos coletivos, órgãos e instituições, pesquisas acadêmicas.
SOBRE O EVENTO
A ideia por trás do TEDxESMPU é ser palco para ideias inovadoras, compartilhadas por pessoas que desejam fazer a diferença para alcançar possibilidades de futuros desejáveis e proporcionar transformações profundas rumo à uma realidade mais sustentável. Será uma verdadeira jornada de aprendizado, troca de experiências e pensamentos com potencial para mudar o mundo.
A disseminação de ideias proposta no evento busca refletir no estímulo à possibilidades de reflexão sobre o presente e o futuro, além de certamente amadurecer a visão crítica da comunidade acadêmica da ESMPU e de todos os participantes ali presentes. A mudança de pensamento e comportamento é o primeiro passo para chegar aos futuros desejáveis que a entidade propõe.
Assista na íntegra: