Durante sua entrevista ao Café com Política, o parlamentar falou sobre políticas de valorização dos servidores públicos.
A manhã desta segunda-feira (22) marcou a presença do parlamentar Leandro Grass (coligação PT/PV/PC do B) no evento Café com Política, promovido pela Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), em parceria com o Sindilegis e Sindjus.
Antes da conversa, transmitida ao vivo pela TV ANAFE e demais entidades, a representante da ANAFE no DF Isabela de Menezes e os membros da Comissão da Mulher, Herta Rani e Osíris Vargas Pellanda participaram do café da manhã com o postulante e entregaram o material da Comissão com propostas de governo em prol da igualdade entre homens e mulheres.
A Coordenadora da Comissão da Mulher da ANAFE Herta Rani Teles questionou sobre a possibilidade de transformar a licença-maternidade em licença-parental; a necessidade de criar mais vagas em creches, inclusive em horários alternativos e ampliar a rede de creches em tempo integral; a importância da promover paridade nos cargos do Poder Executivo; e combate à violência contra a mulher. Leandro Grass respondeu às ponderações apresentadas e falou sobre seus planos de governo.
Já durante o debate, o candidato ao governo do DF trouxe suas propostas para os próximos anos e reforçou a importância de políticas de valorização dos servidores públicos – tema debatido com frequência pela associação.
“O atual governador tratou as carreiras com desigualdade, baseando-se em vínculos políticos. O que proponho é uma mudança estruturante, pensando numa boa condição de trabalho, saúde, entre outros pontos”, destacou Grass. Neste ponto, as propostas do candidato baseiam-se na profissionalização do serviço público, na recomposição dos quadros e uma reestruturação das carreiras, gerando uma situação mais justa do ponto de vista de gratificações e remunerações.
O parlamentar também se mostrou contrário às propostas da Reforma Administrativa. Para ele, a reforma quebra a conexão do servidor público com a própria sociedade e enfraquece um modelo que já está frágil. “É um retrocesso, onde a garantia dos direitos dos cidadãos está em jogo. Pretendem transformar o serviço público num cabideiro de empregos a partir de critérios eleitorais”, criticou.
Ainda sobre política, Leandro defendeu o tratamento das pautas de maneira estruturante, não somente em torno de cargos, mas de agendas, programas e ações dos territórios de parlamentares e dos assuntos que cada um defende.
FINANÇAS
“Mexer na carga tributária nos ajuda a viabilizar boa parte dessas políticas que nós nos comprometemos e o ITCMD é um dos pontos que pode e deve ser modificado”, afirmou. O candidato prometeu cortar gastos supérfluos criados pelo governo atual, aumentar o Fundo de Saúde e melhorar a educação integral no ambiente escolar utilizando fundos que não se vinculam a ele, como o Fundo de Apoio a Cultura e o Fundo de Apoio às Escolas. Segundo ele, outro setor que receberá um investimento robusto é o de mobilidade, por meio de parcerias e sistemas VLT e BRT.
PLANEJAMENTO URBANO
Por fim, Grass comentou sobre a grilagem de terras e sobre a necessidade de desconcentrar a região sul da capital. “Isso se dá com monitoramento e ativação imediata de todos os órgãos de fiscalização para atuar no momento que começa a grilagem. Nos últimos três anos e meio desenvolvemos o Sistema Distrital de Informações Ambientais, que agora começa a operar monitorando em tempo real qualquer alteração fundiária no DF.”
Além disso, o candidato falou sobre a necessidade da adoção do Zoneamento Ecológico Econômico (ZE), que aponta alas passivas de investimento econômico e de infraestrutura, visando a resultados sem impacto ambiental. “Precisamos cuidar da nossa segurança hídrica para não faltar água na cidade nos próximos anos”, finalizou.
Confira o debate completo em: https://www.youtube.com/watch?v=b6lotL587Ag