Atos e reuniões locais foram realizados em Brasília e nos estados em apoio ao Dia Nacional de Paralisação da Advocacia Pública Federal.
Na tarde dessa terça-feira (14), o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, o vice-presidente, Rogério Filomeno Machado, e demais representantes da entidade se reuniram com Advogados Públicos Federais em Brasília para o alinhamento das diretrizes do movimento nacional que busca o fortalecimento da AGU e reconhecimento de seus membros.
Durante a conversa, os presentes discutiram os rumos do movimento que pode se tornar grevista. Os diretores da ANAFE reiteraram que a associação dará todo apoio administrativo e jurídico necessário aos Advogados Públicos Federais.
“Estamos todos juntos. Tivemos um acordo descumprido e estamos num cenário caótico, por isso a mobilização da carreira deve ser unificada e fortalecida. A orientação nos estados também é de recrudescer o movimento até que o governo nos conceda o respeito e a dignidade que merecemos. A ANAFE dará todo suporte necessário para a mobilização”, afirmou o presidente da entidade.
Marcelino Rodrigues ressaltou que enquanto os membros da AGU continuarem aceitando as más condições de trabalho, como a falta de equipamentos básicos (impressora, telefone etc.), a situação tende a piorar. “Contamos com a colaboração dos colegas aguerridos que têm encampado as lutas pela carreira. Temos que começar a incomodar e se for preciso partiremos para o tudo ou nada”.
Os membros da AGU concordaram com a necessidade de realizar um movimento progressista com a possibilidade real de greve. A convicção de todos é que o movimento não é por objetivos pessoais e sim por uma Função Essencial à Justiça e ao País, cujos pleitos urgentes enfrentam um quadro de resistência e descaso do governo, necessitando de uma mobilização conjunta e efetiva.
NOS ESTADOS
No Dia Nacional de Paralisação, Advogados Públicos Federais de diversos estados do País também se reuniram em protestos e reuniões locais contra a desvalorização da AGU e o descumprimento pelo governo do acordo celebrado com as carreiras jurídicas da AGU, em 2015.