Lançado pelo Centro de Estudos da Entidade, o concurso teve como propósito estimular e promover a produção de trabalhos acadêmicos avançados sobre temas relacionados à Advocacia Pública Federal
A homenageada do 1º Concurso de Artigos Científicos da ANAFE, Dra. Maria Jovita Wolney Valente, e o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, participaram, nessa segunda-feira (31), da cerimônia virtual de premiação. A live também contou com as presenças do Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, da Vice-Presidente, Patrícia Rossato, do Coordenador do Centro de Estudos, Marcelo Kokke, além dos autores ganhadores dos prêmios.
“É com imensa satisfação que faço parte desta cerimônia. Se é verdade que alguns problemas se resolvem com a morte, não é menos verdade que alguns deles precisam dos vivos. Precisamos dos vivos que pensem, tenham senso crítico, que produzam e que façam ciência. Por este motivo, nos dedicamos e idealizamos esse prêmio. Nosso objetivo é trazer o estudo científico para dentro da instituição, valorizando e contribuindo para o crescimento da advocacia”, afirmou a Vice-Presidente da ANAFE, Patrícia Rossato.
“É uma alegria participar desse evento que, muito justamente, leva o nome da Dra. Maria Jovita. Como todos nós sabemos, ela exerceu e ainda exerce um papel importante em toda a concepção e desenvolvimento dessa visão integrada da Advocacia Pública. Jovita desempenhou tarefa fundamental na construção do que hoje consideramos a nova AGU”, celebrou o Ministro Gilmar Mendes. Na ocasião, ele relembrou sua gestão na AGU e reforçou a construção política que foi necessária para chegar até o momento vivido hoje.
Dra. Maria Jovita Wolney Valente, renomada e figura de destaque na área jurídica, foi a homenageada desta edição do concurso. Sua trajetória de sucesso e contribuições para a Advocacia Pública Federal foram reconhecidas e celebradas durante a cerimônia. “Agradeço ao presidente da ANAFE e toda a direção da associação por me proporcionar esse momento. O serviço público me foi benéfico, generoso. Vivemos uma época de muita plantação e, ainda lá, muita colheita. Passei 48 anos fazendo o que eu gostava de fazer”, relembrou.
O Coordenador do Centro de Estudos da ANAFE, Marcelo Kokke, destacou que a cerimônia foi um momento importante para reconhecer e promover os esforços e a qualidade dos artigos científicos produzidos pelos participantes. “Reforçamos nosso compromisso em promover o aprimoramento acadêmico e profissional do papel institucional da Advocacia Pública Federal, incentivando a produção de conteúdo científico e o compartilhamento de conhecimentos relevantes para a área.”
O evento contou, ainda, com as presenças de autores vencedores do prêmio, como Gisele Soares, Gabriela Marcon, César Kirsch, Vânia Faller e Ana Luísa Eisenlohr. Os especialistas relembraram seus objetivos com a produção dos artigos e compartilharam um pouco das suas percepções com a escrita.
“É importante enaltecermos colegas que, atualmente, conseguem parar e ter um olhar mais atento aos acontecimentos. Dentro dos problemas, costumamos ter respostas muito rápidas, sem nos debruçar sobre os elementos que podem nortear determinados pensamentos. Precisamos exaltar e lembrar os colegas que se dedicam a isso. Todos aqui merecem o nosso reconhecimento e é neste espírito que continuamos trabalhando e fazendo os nossos registros. Continuem nos enchendo com os seus pensamentos, precisamos disso!”, finalizou o Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo.
Confira o evento completo: