O Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios participou na manhã de hoje, 24, da mesa de abertura do Seminário de Previdência Complementar, organizado pela entidade, em parceria com a PREVIC, em Brasília. Acompanhado de especialistas do Sistema Previdenciário, Palacios destacou a importância do Seminário para se traçar metas para o futuro dos cidadãos brasileiros.
Além do Diretor-Geral da UNAFE, também compuseram a mesa o Secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz de Faria, que na ocasião representou o Ministro da Previdência Social, o Diretor-Superintendente da PREVIC, José Maria Rabelo, o Presidente da ABRAPP, José de Souza Mendonça, o Diretor-Adjunto de Assuntos Previdenciários da AMB, Roberto Carvalho Fraga, a Presidente da JUSPREV, Maria Tereza Gomes e o Diretor de Previdência da APAMAGIS, Morvan Meirelles Costa.
“Gostaria de agradecer a todos que aceitaram o convite para participar deste importante debate sobre o futuro dos brasileiros. A intenção da UNAFE, ao viabilizar este Seminário, foi de fato possibilitar que especialistas em previdência discutam os desafios jurídicos contemporâneos e tracem metas para o sistema previdenciário do País”, afirmou Luis Carlos Palacios.
Todos os integrantes da mesa elogiaram a UNAFE pela iniciativa ousada em conduzir um Seminário, que segundo eles, é pioneiro na discussão sobre a Previdência Complementar no Brasil.
O Diretor de Previdência da APAMAGIS, Morvan Meirelles, explicou que os debates que seguirão durante todo o dia serão importantes para aflorar soluções importantes para o Brasil. Já o Presidente da ABRAP, José de Souza Mendonça, explicou que o debate com viés de análise jurídica tem importância ímpar para a melhor compreensão do sistema de previdência complementar.
“Este encontro é jurídico, o que nesta fase de estruturação é muito importante. Nosso sistema de previdência é relativamente novo e ainda estamos desenhando a parte jurídica, o que neste sentido torna o seminário extremamente relevante para descobrir os caminhos para seguir em frente rumo a um futuro melhor”, afirmou José de Souza Mendonça.
O Diretor-Adjunto de Assuntos Previdenciários da AMB, Roberto Carvalho Fraga, concordou com a relevância do Seminário e com sua importância no contexto social e político vivido pelo Brasil hoje. A Presidente da JUSPREV, Maria Tereza Gomes, concordou e afirmou em sua intervenção que o período político vivido pelo país não poderia ser melhor para discutir a Previdência Complementar.
“Desde a Constituição de 1988 várias mudanças vem acontecendo via emendas, todas estas mudanças alteram as garantias para a velhice. Logo, discutir a Previdência em um momento como este é fundamental para compreendermos o atual cenário e traçarmos mudanças positivas para o futuro”, afirmou a Presidente da JUSPREV.
O Secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz de Faria Júnior, que na ocasião representou o Ministro da Previdência Social, explicou que o Governo tem traçado diálogos amplos para discutir o futuro dos cidadãos e citou o PL 1992/2007, em que segundo ele, trata-se de uma proposta ainda em discussão do Governo apontada como solução para o futuro dos brasileiros.
“O Governo não tem proposta acabada, O PL é uma sinalização de caminhos a seguir para continuar assegurando benefícios na velhice. O atual Regime de Previdência de nós, os atuais servidores públicos será insustentável para a economia em médio prazo”, afirmou o Secretário, que ainda elogiou a programação do Seminário.
“A UNAFE está de parabéns pela escolha dos temas e dos palestrantes deste Seminário. A experiência internacional nas discussões será importantíssima para podermos desvendar o que outros países tem fizeram para solucionar problemas que talvez tenhamos no Brasil”, afirmou.
Para finalizar a cerimônia de abertura do Seminário, o Diretor Superintendente da PREVIC, José Maria Rabelo, destacou que a iniciativa da UNAFE será precursora de outros encontros para tratar do tema.
O seminário segue durante todo o dia de hoje. Veja aqui a programação completa.