Em reunião na sede da Advocacia-Geral da União (AGU) nessa quarta-feira (13), a assessora especial de Diversidade e Inclusão da AGU, Cláudia Trindade, e a Procuradora-Chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente, Mariana Cirne, receberam Simone Schnorr, Graziela Honorato e Gabriela Figueiredo, representando a ANAFE Mulheres, juntamente com Carmen Arrata, Diretora Parlamentar.
O encontro teve como objetivo apresentar a ANAFE Mulheres, estabelecer parcerias construtivas e discutir diversas pautas relevantes.
Na ocasião, foram abordados avanços e desafios em diversas áreas. Inicialmente, Gabriela Figueiredo, Diretora Executiva da ANAFE e integrante da ANAFE Mulheres, parabenizou a Assessora Especial de Diversidade e Inclusão da AGU, pelo sucesso do lançamento do Programa Esperança Garcia – Trajetórias Negras na Advocacia Pública Nacional. Ela destacou a importância da iniciativa inovadora como um exemplo para outras carreiras jurídicas.
Simone Schnorr destacou o interesse da ANAFE Mulheres em colaborar em questões relacionadas aos direitos das mulheres. Além disso, a reunião proporcionou a oportunidade para Claudia Trindade apresentar o Projeto de Cooperação Técnica Internacional entre a AGU e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A proposta visa a contratação de consultoria especializada para fornecer orientações técnicas sobre políticas e práticas de gestão relacionadas às questões de gênero no ambiente institucional da AGU.
Graziela Honorato abordou temas anteriormente apresentados pela ANAFE Mulheres à gestão. Em resposta, a Assessora de Diversidade afirmou que várias sugestões foram incorporadas ao mapeamento, manuais, planejamento estratégico e campanhas de sensibilização da AGU. Ela também informou sobre o lançamento de uma trilha de formação continuada, que incluirá cursos rápidos e disciplinas específicas.
Gabriela Figueiredo enfatizou a disposição da ANAFE Mulheres em colaborar com a gestão e contribuir para as iniciativas. “Dentro dessa perspectiva, temos muitas ideias e discussões para construir uma parceria sólida com a gestão, compartilhar recursos e apoiar as ações da instituição”.
Claudia Trindade enfatizou a importância da colaboração e disse: “Estamos diante de uma oportunidade única, com lideranças sensíveis e pessoas dispostas a agir. Temos várias questões interligadas e estamos abertos a sugestões. Essa parceria e rede são extremamente significativas”.
MEIO AMBIENTE
Sobre meio ambiente e clima, Mariana Cirne afirmou que está sendo realizada a reformulação total da parte de sustentabilidade. “Queremos abraçar essa causa e quero tê-las como parceiras na Casa para aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na AGU”.
Cirne Também falou sobre a importância da igualdade de gênero, de unir forças de Advocacia Pública e mostrar como a Instituição viabiliza as políticas públicas e a estratégia de protagonismo da Instituição.