CHAPA CANDIDATA À REPRESENTAÇÃO DA CARREIRA DE PROCURADOR DO BANCO CENTRAL
ELEIÇÃO CONSELHO SUPERIOR DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO/2022
A representação de carreira no Conselho Superior da Advocacia-Geral da União (CSAGU) é um importante espaço político, que exige participação ativa e responsável de nossa carreira. Mais por razões políticas que institucionais, dada à forma de nossa inserção no referido Conselho e à conformação atual da Lei Orgânica da AGU.
Todavia, não podemos nos limitar à atuação no âmbito das competências estritas do CSAGU, pois, a rigor, as questões de promoção e lotação de nossa carreira sequer são discutidas no Conselho.
Pensamos que nossa atuação deve ser ampliada, a fim de que a representação de nossa carreira se constitua num instrumento de articulação das demandas relacionadas com a gestão da PGBC, na perspectiva da ampliação da participação.
Com base nessas premissas, nossas propostas são atuar para que:
- Seja criado um comitê de gestão na PGBC, de modo semelhante ao que existe na PGF, com participação da representação dos Procuradores do Banco Central no CSAGU e do coordenador de carreira do Banco Central na ANAFE;
- O Banco Central faça o mapeamento dos riscos psicossociais relacionados com o trabalho exercido pelos Procuradores;
- A PGBC adote medidas de gestão participativa, com o incremento de decisões colegiadas, tanto no que se refere aos aspectos gerenciais, como em relação aos aspectos técnicos do trabalho;
- Haja a limitação temporal e da rotatividade no exercício das funções de gestão no âmbito da PGBC, ampliando as experiências existentes em algumas subunidades de trabalho e;
- A gestão da PGBC adote medidas de equalização na distribuição do trabalho entre as equipes e Procuradores, mediante o manejo flexível dos instrumentos de gestão do teletrabalho.
Outras medidas e políticas podem ser encampadas pela representação, que de compromete desde já a realizar reuniões periódicas com seus representados.
Gratos pela confiança, pedimos seu apoio e voto.
Atenciosamente,