O Coordenador de Previdência Complementar e Saúde Suplementar da ANAFE, Danilo Miranda, e a Procuradora Federal associada Evelise Paffetti publicaram, nesta quarta-feira (3), no Portal JOTA, o artigo “AGU 2040: advocacia de Estado na liderança da era da IA e inovação”.
No texto, os autores analisam a trajetória da Advocacia-Geral da União (AGU) desde sua criação até os desafios atuais, ressaltando como a transformação digital, a inteligência artificial e a inovação impactarão a atuação da instituição nos próximos 15 anos. Entre os eixos estratégicos apontados, estão a modernização tecnológica com foco em cibersegurança, a ampliação das iniciativas de desjudicialização, o fortalecimento da consultoria preventiva, a capacitação de novas competências e habilidades em tecnologia, o protagonismo em sustentabilidade e inclusão, além da intensificação do diálogo institucional e social.
Segundo os autores, a combinação entre inteligência artificial e jurimetria pode transformar o contencioso em um campo orientado por dados, liberando advogados públicos de tarefas repetitivas e otimizando recursos para causas de maior impacto.