Prezado associado(a) da ANAFE,
A ANAFE realizou o minucioso Diagnóstico dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho dos membros das carreiras da Advocacia Pública Federal. O trabalho envolveu extensa pesquisa junto aos advogados e às advogadas públicas das quatro carreiras, ativos e aposentados.
Os resultados da pesquisa foram apresentados publicamente em 26 de maio deste ano, em evento transmitido ao vivo no canal TV ANAFE do YouTube.
A pesquisa foi realizada entre julho e dezembro de 2021 e teve por objetivo balizar uma política de atuação da ANAFE sobre a saúde no trabalho. A iniciativa contou com a parceria da empresa Trabalhar-se, apurando e analisando os dados sobre os membros das carreiras da Advocacia Pública Federal.
Os resultados apresentados no evento online foram compartilhados com o Advogado-Geral da União, com a gestão da AGU e com os Procuradores-Gerais das quatro carreiras.
Não se trata de um simples diagnóstico, mas da indicação de um conjunto de ações com as quais nós estamos ética e politicamente comprometidos. Ações que visam resguardar a integridade, a saúde e, por que não dizer, a vida dos advogados e advogadas públicas federais.
A ANAFE tem atuado fortemente na defesa da saúde ocupacional e da integridade física, psíquica e funcional de seus associados. Uma das dimensões dessa atuação é o apoio jurídico que a Associação presta a seus associados, no contexto do Projeto Jornada Exaustiva, e no diálogo com os gestores para implementação de medidas que enfrentam o problema da sobrecarga de trabalho.
De acordo com a psicóloga Thiele Muller, uma das responsáveis por conduzir a pesquisa por meio da empresa Trabalhar-se, os resultados da pesquisa podem ser resumidos em quatro pilares que formam o diagnóstico dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho: sobrecarga de trabalho, sensação de dívida, gestão do medo e sofrimento ético.
A partir da análise de dados quantitativos e qualitativos da participação de 322 membros da Advocacia Pública Federal ativos e aposentados, associados ou não à ANAFE, foi possível identificar que a gestão de trabalho atual tem levado ao adoecimento dos profissionais que buscam meios para lidar com a situação.
“As situações de sobrecarga não são esporádicas, são constantes, o que provoca a sensação constante de dívida e de medo da punição por um possível processo administrativo por perda do prazo ou algum erro cometido. Ao mesmo tempo, os respondentes apontaram que a qualidade das entregas é afetada diretamente. O conjunto leva a sintomas muito presentes na pesquisa: insegurança, medo, vergonha e angústia”, explicou a psicóloga Thiele Muller.
O levantamento também identificou que cada servidor procura individualmente por soluções, mas volta para um ambiente de adoecimento, o que leva à reincidência. “Muitos relataram tomar medicamentos, fazer terapias ou procurar meios de não adoecer. Voltando para o mesmo ambiente adoecido não conseguirão reverter a situação e ficarão doentes novamente”, resumiu.
Agora, entregamos a você associado, associada da ANAFE o Diagnóstico dos Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho dos membros das carreiras da Advocacia Pública Federal.
Entendemos que o conhecimento do diagnóstico e das medidas sugeridas se constitui em elemento fundamental para a disseminação de uma cultura de cuidado com a saúde e a integridade de todos os colegas, ativos e aposentados.
Boa leitura e boa luta!
ANAFE, EM DEFESA DO INTERESSE PÚBLICO, EM DEFESA DE QUEM DEFENDE O BRASIL!