Prezados Associados e Associadas,
Conforme notoriamente a história da ANAFE revela, nossa associação tem como premissa a convicção de que a atuação conjunta, direcionada a propósitos comuns entre as carreiras que integram a Advocacia-Geral da União, é o único meio de efetivamente representarmos, por meio da força associativa, a relevância da AGU.
Nesse caminho, a ANAFE exalta a pluralidade de carreiras em seus quadros associativos e persegue incessantemente o conceito de equilíbrio de forças entre as quatro importantes carreiras da AGU. Não há em nosso horizonte mínimo de atuação o corporativismo identificado como expressão concreta de qualquer vontade. Reconhecemos na união de esforços das associações as maiores conquistas da advocacia pública federal.
Assim, exaltamos todos os movimentos de aproximação como, além de legítimos, imprescindíveis aos objetivos que há tantos anos, por toda nossa história, perseguimos. Vale lembrar que a ANAFE deriva de um movimento de fusão de associações.
A partir dessas considerações, comunicamos aos nossos associados que há permanente aproximação com as demais associações, importando destacar a sinalização de articulação, em especial com a ANAUNI, no sentido de a ANAFE passar a atuar junto ao Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal. Da mesma forma, a ANAFE se coloca sinalizando positivamente em aderir a movimento de ingresso da ANAUNI junto ao FONACATE, restando detalhes que, caso executados em ações que esperamos que ocorram, demonstrem que a busca pela unidade conjunta de propósitos em favor da AGU não é circunstancial, mas sim reveladora de elementos volitivos concretos da mudança de ventos.
Dessa forma, nos manifestamos reiterando apoio integral aos pleitos de união de esforços e ampliação de representatividade e fortalecimento das associações, aguardando reciprocidade desses desígnios, não apenas na retórica bem intencionada, mas na prática efetiva que revele a desistência de demandas judiciais que de alguma forma busquem afastar quaisquer das carreiras jurídicas que integram a AGU como forças merecedoras de integração, assim como o compromisso expresso de disponibilidade ao debate sobre alteração da Lei Complementar para inclusão das carreiras de Procurador Federal e Procurador do Banco Central na AGU. Vale dizer que a ANAFE não patrocina ação judicial, ou qualquer outra iniciativa, contra prerrogativas e integração entre as carreiras.
Saudamos, por fim, cabe frisar, todas as movimentações acolhedoras dos pleitos das associações que mirem no horizonte a integração, a força coletiva, o trabalho conjunto e a visão de uma AGU ampla. Estamos certos de que caso esses valores sejam compartilhados, avançaremos na realização do ideal de uma Advocacia-Geral da União fortalecida por suas carreiras. Está na hora de qualquer sectarismo sucumbir.
Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE)