Na última terça-feira (17), durante reunião aberta da Comissão da Mulher, foi lançada a pesquisa “Perfil da mulher dentro da AGU”. A iniciativa visa conhecer as mulheres que integram a Advocacia Pública Federal e suas necessidades para encontrar as melhores estratégias de atuação e promoção da equidade de gênero institucional.
No encontro, a Comissão da mulher da ANAFE apresentou resultados parciais de suas ações e propostas para o futuro, dentre elas a elaboração de uma portaria de rodízio de cargos dentro da AGU, com alternância entre gêneros, para respeitar a proporção de homens e de mulheres nesses espaços. Também foi finalizado um questionário sobre o “perfil da mulher dentro da AGU”.
Durante a reunião os membros resolveram elaborar o primeiro boletim da comissão com as ações realizadas e as propostas para o futuro, dentre elas: Realização de live (disponível no youtube) sobre comunicação não-violenta, construção do clube do livro aberto para leitura de autoras e debate sobre temas atinentes ao feminino, pedido de implementação pela ANAFE de canal de denúncias para eventuais casos de assédio ou violência de gênero, proposta em andamento de fornecimento de minicurso sobre assédio, proposta em andamento de live sobre exaustão física e emocional, proposta em andamento de curso de liderança feminina.
A Comissão da Mulher tem tratado sobre diversas pautas, sempre com o intuito de reforçar o papel da mulher na sociedade. Sendo assim, a pesquisa vem acompanhada do interesse de saber quem são as advogadas, compreender o perfil delas e conhecer um pouco de suas histórias.
“O questionário já está disponível, e possui um campo para as integrantes da AGU contarem suas vivências, exporem as suas sugestões e falarem o que elas esperam da Comissão. A participação de todas é de extrema relevância para que a ANAFE possa auxiliar nessa causa tão pertinente”, explica a coordenadora da Comissão da Mulher da ANAFE, Herta Rani Teles.