A Advocacia-Geral da União (AGU) deu posse, nesta sexta-feira (26), em Brasília, a 120 novos integrantes – Advogados da União, Procuradores Federais e Procuradores da Fazenda Nacional – aprovados no último concurso público da instituição. A solenidade reuniu autoridades, dirigentes, membros da AGU e familiares, além de dirigentes da ANAFE.
Representando o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, o Adjunto Paulo Mendes destacou o momento simbólico para a carreira e a importância dos novos membros. “Os senhores perceberão que estão entrando numa casa muito acolhedora, repleta de boas energias, onde farão amizades para toda a vida. Celebramos hoje a vitalidade da nossa advocacia pública. Cada ingresso é testemunho de mérito, mas sobretudo de compromisso coletivo”, afirmou.
Paulo Mendes reforçou ainda o caráter único do serviço público, ao mesmo tempo honraria e responsabilidade: “Servir ao Estado é servir à sociedade. A democracia resistiu nos últimos anos porque encontrou em suas instituições um sólido pilar de resiliência. Mas não podemos esquecer que as instituições são feitas de pessoas. Defender a democracia não é apenas estar na linha de frente; é também um trabalho silencioso, que garante que cada centavo do contribuinte se reverta em benefícios à população, que cada decisão administrativa respeite a legalidade e que o Estado funcione como instrumento de justiça.”
“A AGU ingressa em um ciclo de avanço institucional com o ingresso dos senhores. Formamos o maior escritório de advocacia do mundo, e é com o trabalho de cada novo integrante que seguiremos ampliando nossa capacidade de proteger a soberania nacional, a eficiência da máquina pública e a ética no serviço ao Estado”, completou.
O adjunto destacou ainda resultados recentes, como o aumento de acordos judiciais e a consequente economia para os cofres públicos, além da atuação em defesa do meio ambiente e do clima, do Pacto Nacional pela Segurança Jurídica – iniciativa que busca reduzir litigiosidade e fortalecer a previsibilidade das decisões – e da construção de uma AGU plural, exemplificada pela Portaria da Paridade de Gênero.
ANAFE DÁ BOAS-VINDAS
Durante a solenidade, o Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, ressaltou a importância do momento para a carreira e a integração entre as carreiras da AGU: “Para nós é motivo de muita alegria estar aqui na posse dos novos colegas, Advogados da União, Procuradores da Fazenda Nacional e Procuradores Federais. Nossa associação acompanhou esse processo desde antes do concurso, passando por todas as etapas e por isso a gente compartilha essa alegria com cada um de vocês. Nós compreendemos que uma AGU forte se faz a partir da integração das suas quatro carreiras. Sejam muito bem-vindos e contem com a ANAFE na defesa das suas prerrogativas e na construção de uma AGU grande.”
VOZES DOS EMPOSSADOS
A solenidade também contou com falas representativas dos novos membros. A Advogada da União Paula Gomes da Silva lembrou da trajetória de superação da turma: “Cada um de nós traz consigo uma história de superação. É com humildade e expectativa que ingressamos nessa carreira, com a certeza de que o caminho percorrido até aqui nos fortaleceu para os desafios que virão na defesa do Estado e da sociedade brasileira.”
O Procurador da Fazenda Nacional Ruben Fernando Coqueiro destacou o caráter histórico da turma e a importância da união entre as carreiras da AGU: “Nosso concurso público foi histórico, por ter sido o primeiro a reunir simultaneamente três carreiras da Advocacia-Geral da União. Essa experiência revelou a convivência próxima e a admiração mútua entre colegas que hoje são advogados da União, procuradores da Fazenda Nacional e procuradores federais. Muitos de nós estudamos e convivemos lado a lado durante a preparação, e é esse percurso compartilhado que servirá de alicerce para a história de união que buscaremos construir.”
Ele também ressaltou o papel das entidades representativas nesse processo: “Não posso deixar de reconhecer o papel essencial das nossas associações representativas, que durante quase dois anos sustentaram a nossa causa e levaram a nossa voz. À ANAFE e ao Sinprofaz, registro minha gratidão. É indispensável que a união que aspiramos ver na instituição também se reflita nas entidades que nos representam. Quando pautada pelo respeito e pelo equilíbrio, a saudável disputa por espaço pode gerar sínteses valiosas e resultados benéficos para todos. Mas, quando se torna fragmentada, termina por nos dividir e enfraquecer a Advocacia-Geral da União, comprometendo a força e o reconhecimento que tanto buscamos.”
Já o Procurador Federal Daniel Pedro Lima de Araújo enfatizou o impacto do trabalho da AGU na vida dos cidadãos: “Nossa missão se concretiza no SUS que funciona, na aposentadoria que chega, na vida que melhora. Que esse seja o início de uma carreira marcada pela defesa do interesse público e do Brasil.”
REFORÇO INSTITUCIONAL E INTEGRAÇÃO DOS NOVOS MEMBROS
Os novos integrantes atuarão em diferentes estados do país, reforçando a capilaridade da instituição. Em janeiro deste ano, outros 100 membros foram empossados; em junho, mais 400 ingressaram. Desde o ano passado, a AGU já recebeu mais de 760 novos integrantes, consolidando um ciclo de expansão e fortalecimento institucional.
Após a cerimônia, a ANAFE recebeu em sua sede novos empossados e seus familiares para um almoço especial de integração e acolhida. Além disso, a associação foi responsável por montar a estrutura de transmissão ao vivo da solenidade, garantindo que familiares pudessem acompanhar cada detalhe do ato em tempo real.
Confira a galeria de fotos aqui.