No primeiro dia após o fim do recesso parlamentar, o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, o vice-presidente, Rogério Filomeno, além de outros dirigentes e associados da Entidade, foram ao Congresso Nacional visitando gabinetes de deputados para defender as prerrogativas da Carreira.
Entre os parlamentares visitados, estiveram Fábio Trad (PSD-MS), José Guimarães (PT-CE) e Maria do Rosário (PT-RS), que manifestaram total apoio aos pleitos da Advocacia Pública.
“Com o início do ano legislativo, devemos intensificar nosso trabalho junto aos parlamentares. Agradeço a todos os associados que se mobilizaram e encontraram deputados e senadores nos estados. Neste ano, temos que permanecer unidos e atuantes para não permitir que nenhum dos nossos direitos seja retirado”, ressaltou Marcelino Rodrigues.
ATUAÇÃO NAS BASES
Durante todo o mês de janeiro, membros da ANAFE e do Movimento Nacional pela Advocacia Pública reforçaram a atuação nas bases eleitorais em defesa das prerrogativas e da valorização da Advocacia Pública em âmbito federal, estadual, municipal e distrital. Nesse período, associados conversaram com parlamentares dos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Belém, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe
DEFESA DOS HONORÁRIOS
Em dezembro de 2019, o deputado federal Marcel Van Hattem (Novo/RS) apresentou o PL 6381/2019, que visa extinguir os honorários de sucumbência percebidos pelos Advogados Públicos Federais. Desde então, associados e dirigentes da ANAFE estão mobilizados para apresentar os argumentos em defesa da prerrogativa.
Segundo o presidente da ANAFE, a PEC Emergencial também preocupa a carreira. Esta proposta integra um pacote de medidas que visam ao corte de gastos. “Estamos atentos para que nossa carreira não seja prejudicada neste ponto também”, disse.