Parlamentares, jornalistas e representantes de várias entidades da sociedade civil prestigiaram o lançamento.
O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, o vice-presidente, Rogério Filomeno, e a diretora de assuntos financeiros, Júlia Rocha, participaram, nessa terça-feira (14), do evento de anúncio do regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2019.
Criado para estimular a população a acompanhar o desempenho individual dos deputados e senadores, o Prêmio Congresso em Foco é um marco no calendário político da capital federal. De acordo com o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, a premiação estimula a responsabilidade social e reconhece boas atitudes.
No último ano, a ANAFE foi uma das apoiadoras da 11ª edição do Prêmio e entregou a premiação na categoria especial “Defesa da Advocacia Pública”, que teve como vencedor o Procurador da Fazenda Nacional e deputado federal Tadeu Alencar (PSB/PE).
SOBRE O PRÊMIO
A premiação tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo, assim como a participar plenamente da vida política.
Neste ano, os escolhidos receberão o prêmio em 19 de setembro. Mas em pouco mais de um mês, no dia 17 de junho, a população já pode começar a ficar de olho nas primeiras informações. Nessa data será divulgada a lista dos parlamentares que poderão disputar as categorias gerais de “Melhores Senadores” e “Melhores Deputados”.
No caso das categorias especiais, uma mudança importante. Ao contrário dos anos anteriores, haverá uma lista dos parlamentares aptos a participar, de modo que sejam votados apenas congressistas com real vínculo com o tema objeto da premiação. Isso será feito por meio de análise da composição das frentes parlamentares, de discursos, apresentação de projetos e demais atuações como parlamentar.
Nos dois casos (categorias gerais e especiais), haverá prazo para contestação da lista, com vistas à inclusão ou exclusão de nomes.
VOTAÇÃO
Só estarão aptos a concorrer parlamentares que, até a data de início da votação, tenham exercido o mandato durante pelo menos 60 dias em 2019 e que não respondam a acusações criminais.
A votação do público será feita pela internet, com fiscalização da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Votam jornalistas dos veículos credenciados no Congresso, desde que não prestem serviços de lobby. O júri é formado por cinco pessoas. Quatro, representando as áreas acadêmica, empresarial, trabalhista e o terceiro setor. O quinto assento é do Congresso em Foco, que costuma atuar como mediador e facilitador de um júri que, ano após ano, se revela equilibrado e plural.
Clique aqui e confira o regulamento do Prêmio Congresso em Foco 2019.