Em entrevistas concedidas à CNN Brasil e ao Portal Correio Braziliense, o presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, falou da preocupação do funcionalismo público com relação à reforma administrativa, que deve ser enviada nesta semana ao Congresso Nacional.
Nas matérias, o presidente da ANAFE destaca que é necessário que haja mais diálogo junto aos servidores para que não resulte em prejuízos para a qualidade do serviço público, atrapalhando o atendimento ao cidadão e o combate à corrupção.
CNN
A matéria, divulgada nessa terça-feira (1º) na CNN Brasil, destacou as ações realizadas pela ANAFE em conjunto com representantes de outras Carreiras de Estado, que traçam um plano de atuação contra a proposta atual do governo de reforma admirativa. Marcelino Rodrigues falou sobre a preocupação com possíveis retrocessos às carreiras e apontou um possível enfraquecimento na defesa do Estado brasileiro.
“Dependendo de como a reforma for, pode acabar desmantelando as carreiras. Num momento em que não tem perspectiva de concurso público, como a reforma não terá efeitos na vida de quem já está trabalhando? O governo diz que não irá atingir direitos garantidos, mas ninguém sabe o que tem na proposta”, afirmou o presidente.
A notícia explica, ainda, que as chamadas carreiras típicas de Estado são atividades exclusivamente desempenhadas por servidores do quadro público, como advogados públicos, auditores e oficiais do Itamaraty.
CORREIO BRAZILIENSE
Marcelino Rodrigues concedeu também uma entrevista ping-pong nesta quarta-feira (2) ao Portal Correio Braziliense. No diálogo, o presidente da ANAFE argumentou que o tema é muito amplo e delicado para ser tratado ainda neste ano. Além disso, para ele, uma reforma malfeita pode trazer prejuízos para a qualidade do serviço público, atrapalhando o atendimento ao cidadão e o combate à corrupção.
“O debate não pode vir apenas no sentido de cortar, reduzir gasto, ainda mais agora, num momento em que todos estão passando dificuldade. Então, deveria ficar para depois. Fazer esse debate agora seria atropelar o momento que estamos passando”, destacou Marcelino.
ATUAÇÃO
Diversos veículos de comunicação, em âmbito nacional, destacaram a atuação da ANAFE em defesa dos direitos dos Advogados Públicos Federais e demais trabalhadores. Outros veículos como Estadão, Folha de S. Paulo, Agência Brasil, Metrópoles, Jota, UOL e A Tarde também noticiaram o posicionamento da Associação. Marcelino Rodrigues afirma que a Entidade continuará atuante em todas as frentes possíveis.
Clique aqui e confira a matéria publicada na CNN.
Clique aqui e confira a matéria publicada no Correio Braziliense.