Alexandre Kalache, Andréa Pachá, Mirian Goldenberg
24 de junho – Quinta-feira – das 19h às 20h30
O que as últimas pesquisas nos revelam sobre expectativa e qualidade de vida no Brasil? O aumento da população da terceira idade já é uma realidade no Brasil. O envelhecimento da população brasileira e seus desdobramentos são o tema desta aula aberta que faz parte da CASA DO SABER RIO, que receberá o médico Alexandre Kalache, a juíza Andréa Pachá e a antropóloga Mirian Goldenberg para um bate papo, a partir da perspectiva da medicina, do direito e da antropologia, sobre como é envelhecer no Brasil.
As inscrições são gratuitas. Clique aqui e inscreva-se!
MINISTRADO POR
Alexandre Kalache
Doutor em Saúde Pública pela Universidade de Oxford (Inglaterra). Presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil e copresidente da Aliança Global, que reúne centros de 17 países. Durante 14 anos foi diretor do Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Andréa Pachá
Juíza de Direito e ouvidora do Poder Judiciário do Rio de Janeiro. Titular da 4ª Vara de Órfãos e Sucessões, foi juíza de Família por 15 anos. Membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2007-2009, criou o Cadastro Nacional de Adoção e implantou as Varas Especializadas em Violência Doméstica no Brasil. É conselheira do Centro de Defesa dos Direitos Humanos, ONG presidida pelo escritor Leonardo Boff. Integra o Fórum Permanente de Direito e Psicanálise. É autora dos livros A vida não é justa e Segredo de Justiça.
Mirian Goldenberg
Antropóloga, pesquisadora e professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ). Colunista do jornal Folha de São Paulo. Autora, entre outros, dos livros: Tudo o que você não queria saber sobre sexo; Por que homens e mulheres traem?; Infiel: notas de uma antropóloga; Homem não chora. Mulher não ri; Por que os homens preferem as mulheres mais velhas?; O corpo como capital; A bela velhice; Corpo, envelhecimento e felicidade; Velho é lindo!;Toda mulher é meio Leila Diniz; e Liberdade, Felicidade e Foda-Se! – As Perguntas e As Respostas Para Viver Mais Feliz.
Fonte: CASA DO SABER RIO.