A Vice-Presidente da ANAFE, Patrícia Rossato, e o Diretor de Assuntos Institucionais, Vitor Chaves, estiveram reunidos na última quarta-feira (22), com membros da Secretaria-Geral de Administração da Advocacia-Geral da União (SGA/AGU), para tratar dos principais pleitos das carreiras.
Como pauta principal, houve a apresentação por parte dos servidores dos dados relativos ao quadro atual dos servidores na AGU. “A situação evidencia a necessidade e a urgência em ser aprovado um Projeto de Lei que estabeleça as condições adequadas para a carreira de apoio da Instituição. Hoje, 78% da força de trabalho administrativa da AGU é provida por membros cedidos da Infraero”, apresentou Rossato.
Nesse sentido, os dirigentes da ANAFE se comprometeram a empreender esforços para a aprovação do projeto, ressaltando que a valorização da carreira de apoio é essencial para o fortalecimento da AGU.
Outra questão abordada na reunião foi a saúde mental dos Advogados Públicos Federais. A ANAFE tem acompanhado de perto, inclusive com estudos e auxílios aos membros da Instituição. Os presentes debateram medidas para a implementação de um programa para evitar e tratar as questões que levam ao adoecimento na AGU. Salientaram, ainda, que os transtornos de saúde mental são a maior preocupação.
Foram sugeridos o reforço do serviço médico com a contratação de psicólogos; a realização de um mapeamento na Instituição para identificar as fontes do ambiente de trabalho que contribuem para as patologias; e um programa de capacitação de membros, gestores e servidores para lidar com as questões relativas à saúde mental.
Além dos dirigentes da ANAFE, participaram da reunião a Secretária-Geral de Administração, Elisa Monteiro Malafaia, e os integrantes da equipe: Selma Francisca Alves Cordeiro, Francisco Alexandre Colares, Guilherme Pereira Correa Samy e Stella Arruda Mota.