Em forte manifestação contra o cancelamento da audiência pública que debateria o PLP 205/12 (Lei Orgânica da AGU), nesta quarta-feira, mais de cem Advogados Públicos Federais integraram um grande Ato Público na Câmara dos Deputados em Brasília. O clima de protesto suscitou entre os membros manifestações pela união, engajamento e participação de todos os Advogados Públicos contra a atual proposta de Lei Orgânica da AGU, em tramitação na Casa.
Veja o que disseram alguns dos participantes do ato:
Fábio Balestro de Bem: “Acho que é o mínimo que podemos fazer para salvar nossas carreiras. A participação e engajamento dos colegas precisa ser maior, todos os Advogados Públicos Federais deveriam procurar participar ativamente das atividades em defesa de nossas prerrogativas e da Advocacia Pública como um todo. Aqui percebemos que talvez essa seja a única forma de evitar o pior para todos nós. Devemos partir para uma postura mais radical com relação a essas tentativas de enfraquecimento da nossa Instituição e carreira”.
Giuseppe Luigi Pantoja Constantino: “Acredito que o momento demanda uma mobilização muito maior. Estamos dando apenas o primeiro passo para conseguir resultados positivos. Precisamos que nos tornar difusores junto aos demais colegas que ainda não integram associação alguma para conscientizá-los da importância de atuarmos juntos em defesa de nossas prerrogativas e da Advocacia Pública Federal”.
Renata Ferrero Pallone: “O engajamento do pessoal neste momento é decisivo para que consigamos derrubar o PLP 205/12. Todos enfrentamos nossas rotinas, eu, por exemplo, tinha três prazos para hoje, que tive de cumprir todos ontem. Reorganizei minha agenda por considerar que um momento como estes é muito importante pois estamos aqui para defender nosso futuro. Vi membros de outras carreiras engajados, pleiteando aqui no Congresso, suas bandeiras. Nós, da AGU, também precisamos nos atentar para esta atuação no Legislativo”.
Marcelo Zeni: “É importante a participação dos colegas. É aqui que temos que estar para defender, de fato, nossa carreira e instituição. Vimos que diversos parlamentares ouviram atentamente nossas colocações, o que mostra que só será possível sensibilizar o Legislativo com uma atuação parlamentar mais intensa por parte de todos nós”.
A Diretora-Geral da UNAFE expôs ao final do encontro: “Continuaremos de portas abertas para que todos os Advogados Públicos Federais, interessados em participar conosco da atividade parlamentar, possam nos procurar e encampar essa luta em conjunto. Assim teremos mais força”.