Evento reuniu mais 300 procuradores e procuradoras de todo Brasil.
A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), por meio de sua representação estadual em Pernambuco, realizou o sorteio de uma vaga para participação no IX Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais – ENPF 2022. O sorteado foi o Procurador Federal associado Diogo Moraes que representou a Entidade no evento.
O IX Encontro Nacional das Procuradorias Fiscais teve início no dia 30 de março, em Porto de Galinhas (PE) e reuniu mais de 300 procuradores e procuradoras de todo o país. O evento teve como foco o debate de diversas pautas da área fiscal como a redução do contencioso tributário, tributação da economia digital, reforma tributária, recuperação de créditos fiscais, entre outros.
O associado à ANAFE Diogo Moraes agradeceu pela oportunidade oferecida pela representação estadual e afirmou que foram dias intensos com debates de temas muito relevantes e essenciais para a Advocacia Pública como um todo.
Na abertura do evento, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Pernambuco (APPE), Rodolfo Cavalcanti, salientou o ENPF, que é o maior evento relacionado às Procuradorias Fiscais do Brasil, e congrega advogados públicos, juristas, autoridades e convidados especiais.
Já o presidente da ANAPE, Vicente Braga, enfatizou que a política fiscal é importante para toda a sociedade. “Essas políticas dependem da nossa atuação. Ela é quem vai dar condições para que os governos, democraticamente eleitos, tenham condições de implementar políticas públicas que foram eleitas pelo povo”, disse o presidente da ANAPE.
A palestra de abertura foi ministrada pelo procurador da Fazenda Nacional, Leonardo Alvim. O tema foi “o papel das Procuradorias na redução do contencioso tributário: principais achados da pesquisa Insper/CNJ. O palestrante destacou que as Procuradorias precisam ter mais dados de fiscos para poder evoluir na atuação e a importância do diálogo entre as administrações tributárias e as Procuradorias.