O Procurador Federal e associado da ANAFE, Daniel Piñero Rodriguez, é um dos autores do livro Moral and Political Worries in Artificial Intelligence, publicado pela editora inglesa Routledge, referência internacional no meio acadêmico.
A obra, escrita em inglês, reúne pesquisadores de diferentes países para discutir os principais desafios éticos, jurídicos e políticos relacionados ao avanço da Inteligência Artificial. O livro aborda tanto o potencial transformador da tecnologia — em áreas como educação e saúde — quanto riscos associados ao seu uso, como vieses algorítmicos, perda de privacidade, opacidade decisória e impactos sobre a democracia.
A participação do associado reforça a presença da Advocacia Pública Federal no debate acadêmico internacional e o compromisso da carreira com a produção de conhecimento qualificado sobre temas estratégicos para a sociedade.
Biografias dos autores
Daniel Piñero Rodriguez
Graduado em Direito pela PUCRS (2008), mestre (2010) e doutor (2024) pela mesma instituição. Foi doutorando visitante na Goethe-Universität Frankfurt em 2023. Pesquisa temas ligados à proteção de dados, constitucionalismo, direitos fundamentais e democracias constitucionais. Atua como docente e pesquisador em Direito Digital e Proteção de Dados. É Procurador Federal desde 2015, tendo exercido o cargo de Chefe de Gabinete da Procuradoria Regional Federal da 4ª Região em 2024 e, atualmente, atua como Procurador Regional Federal Substituto da 4ª Região.
Jacopo Morelli
Doutor em Filosofia pela Universidade de Modena e Reggio Emilia (2025), sob orientação de Carla Bagnoli, com tese sobre construtivismo moral e político no debate dos direitos humanos. Realizou períodos como pesquisador visitante na Goethe-Universität Frankfurt, Sciences Po e Université Paris Cité, com bolsas de estudo. Graduado em Filosofia pela Universidade de Macerata e mestre pela Universidade de Parma, com intercâmbio na University College Dublin (Erasmus). Atua em filosofia moral e política, com foco em direitos humanos e ética aplicada, investigando as relações entre tecnologia, sociedade e marcos normativos contemporâneos.
Francesco Barzetta
Graduado em Psicologia pela Universidade de Roma La Sapienza e mestre em Psicologia Cognitiva Aplicada pela Universidade de Bolonha (2021). Atualmente é doutorando em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Klagenfurt, na Áustria, com pesquisa voltada ao desenvolvimento da sabedoria por meio de narrativas e videogames. Possui experiência em programação e tecnologia da informação, tendo atuado em projetos com realidade virtual e a plataforma Unity no Instituto de Ciências e Tecnologias Cognitivas.








