As Procuradoras da Fazenda Nacional associadas à ANAFE Regina Tamami Hirose e Thayana Felix, passaram a compor recentemente o comitê do Programa Mulher Cidadã – Cidadania Fiscal instituído pelo Ministério da Fazenda (MF) por meio da Portaria nº 26, de 24 de fevereiro de 2023, publicada na edição de segunda-feira (27) no Diário Oficial da União.
O principal objetivo do programa é ofertar políticas públicas de orientação e capacitação a mulheres em situação de vulnerabilidade ou de risco social, auxiliando-as a sair da informalidade e conquistar segurança social.
Regina Hirose, disse estar muito honrada em integrar o novo comitê “Sinto-me feliz e honrada por ter sido designada para representar a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) no Comitê Gestor do Programa “Mulher cidadã”, até porque esse programa foi desenhado, pensado e planejado para a promoção da cidadania fiscal e para a disponibilização de ações de capacitação para mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade ou de risco social. Penso que a união de forças e a atuação conjunta e coordenada de órgãos internos do Ministério da Fazenda poderão com efetividade e eficácia promover o empreendedorismo entre as mulheres que estão em estado de vulnerabilidade ou risco social, e assim, consequentemente, operando transformações sociais e trazendo para a nossa sociedade mais consciência para a tornar inclusiva, plural e com menos desigualdade social e econômica”.
A iniciativa visa identificar mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade social que tenham interesse em empreender, adquirir autonomia financeira e obtenção de renda. Todas as políticas públicas decorrentes do programa serão implementadas por meio da atuação de universidades parceiras, seus professores e alunos na promoção de conhecimentos técnicos, suporte e mentorias em educação fiscal, financeira, securitária e previdenciária. A proposta é gerar um ciclo virtuoso de conhecimento e políticas públicas efetivas que possibilitem transformação social.
A ANAFE parabeniza as associadas que já atuam em diversas frentes, demonstrando sempre um conhecimento muito técnico que será extremamente relevante para o novo desafio e coloca-se à disposição para auxiliar nas ações possíveis.