A comissão da mulher da ANAFE promoveu, nesta quinta-feira (23), reunião com a assessora especial de diversidade e inclusão da advocacia-geral da União (AGU), Claudia Aparecida de Souza Trindade. O objetivo do encontro foi trocar experiências, debater pautas e demandas comuns, e planejar atuações em conjunto.
Participaram da reunião a coordenadora da comissão da mulher da ANAFE, Herta Rani, os integrantes Susana Lucini, Graziela Honorato, Patrícia Cardieri Pelizzer, Juliana Pereira, Ana Barbejat, Osiris Pellanda, o diretor institucional da associação, Vitor Chaves, e a chefe da comissão especial da AGU, Claudia Trindade.
Dentre as pautas apresentadas, a ANAFE pediu que a AGU buscasse dados sobre o número de homens e mulheres em cargos de chefia na instituição e um diagnóstico para saber sobre a paridade dentro do órgão em proporção ao número de membros.
Outro tema conversado, foi sobre assédio, inclusive de servidores. A AGU instituiu o programa de auxílio à prevenção e de combate ao assédio sexual no âmbito das autarquias e fundações públicas federais. A ANAFE também possui um canal de integridade que pode ser utilizado para denúncias de temas relativos a condutas contrárias ao código de conduta e valores da ANAFE, ilicitudes, fraudes, infrações, corrupção e qualquer tipo de violação às normas e leis vigentes, além de comunicação com a Entidade para sugestões e afins, como a comunicação de eventuais violações às prerrogativas funcionais e a própria dignidade do trabalho do associado.
A comissão da mulher também solicitou condições físicas e materiais para a amamentação e o aleitamento materno, fraldário e creche para filhos dos membros, servidores e terceirizados da instituição.
Claudia Trindade demonstrou-se muito receptiva aos projetos da comissão da mulher da ANAFE, bem como das outras comissões e diretoria. Em seguida esclareceu que o papel da assessoria especial da diversidade e inclusão da AGU é receber e dar o devido tratamento a todas as ideias e projetos que possam impactar positivamente para uma instituição mais inclusiva, paritária e igualitária.