Em Assembléias realizadas entre os dias 21 a 26 de Junho deste ano, os Advogados Públicos Federais, atendendo a convocatória da Diretoria da UNAFE, deliberaram sobre a deflagração e ampla divulgação do movimento “Fora Adams”, pedindo a mudança do atual modelo de gestão que vem sendo implantado na AGU e pelo início de operação-padrão por melhores condições de trabalho.
Associados, Delegados e Diretores da UNAFE participaram de Assembléias no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Piauí, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e em Brasília.
A aprovação do início da campanha pela saída do Advogado-Geral da União foi unânime, ou seja, o atual modelo de gestão não atende aos anseios dos membros da AGU, incentiva à Advocacia de Governo e não vem demonstrando preocupação com o sucateamento da instituição. A partir de agora, a Diretoria irá intensificar a divulgação do descontentamento da carreira com o AGU nos veículos de imprensa em geral por todo o País.
Já por uma ampla maioria dos associados que participaram das Assembléias, foi aprovada a realização de operação-padrão por melhores condições de trabalho, a ser realizada a partir da autorização do comando nacional de mobilização.
Entre os principais pontos dessa operação-padrão destacam-se: não preencher planilhas e relatórios solicitados pelos órgãos centrais; não cadastrar processos, tarefas e atividades no SICAU; não realizar audiências caso não seja disponibilizado veículo oficial, ou não seja paga a indenização de transporte; não realizar acordos judiciais em matéria previdenciária e atravessar petição padrão no processo explicando a falta de pessoal na unidade; entrega dos DAS e FG’s; protocolar petições e entregar pareceres jurídicos apenas no último dia do prazo e encaminhar documentos que mostrem a precariedade das estruturas físicas das unidades à Delegacias Regionais do Trabalho locais, e à Assessoria Jurídica da UNAFE visando ao ajuizamento de ACP pela entidade, buscando a solução dos problemas de estrutura via judicial.
Após as deliberações das Assembléias estaduais, a Diretoria da UNAFE passa a adotar, nos próximos dias, os encaminhamentos práticos às propostas aprovadas.