Na última sexta-feira (18), a representação estadual da ANAFE em Pernambuco realizou a doação de itens básicos para o Núcleo de Apoio a crianças com Câncer (NACC). A instituição foi escolhida por seu relevante papel e indicada pela representação e associados.
Foram doados fraldas, leite e suplementos, conforme necessidade declarada previamente pela beneficiária. Além disso, a Procuradora Federal associada à ANAFE Sarah Assmann também doou 150 livros de sua autoria para venda na loja da instituição com renda 100% revertida para o NACC.
SOBRE A INSTITUIÇÃO
O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC sobrevive 100% de doações. Há 35 anos ininterruptos, a instituição oferece suporte a crianças carentes e suas famílias durante o tratamento nos centros de oncologia pediátrica no Recife. Mantido exclusivamente por meio de doações e contando com a ajuda de profissionais e voluntários, a instituição beneficia, anualmente, cerca de três mil crianças e acompanhantes, disponibilizando todos os seus serviços gratuitamente para que possam dar continuidade ao tratamento com dignidade. Mas, diante do cenário de pandemia, o NACC registra uma queda de cerca de 40% das doações e chama a atenção da sociedade civil para a gravidade do problema.
“Nossas crianças não podem parar os tratamentos e agora com os cuidados redobrados já que se enquadram no grupo de risco dessa pandemia”, ressalta a diretora do NACC, a psicóloga Arly Pedrosa. Com as doações que recebe, o NACC consegue oferecer hospedagem; alimentação e fornecimento de cestas básicas, leite e suplementação alimentar; transporte e auxílio passagem; sala de aula, brinquedoteca e programas educativos; além de acompanhamento com profissionais de Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Odontologia para apoiar o tratamento das crianças atendidas.
Grande parte do público recebido pelo NACC, que tem sua sede no bairro dos Aflitos, vem do interior de Pernambuco – cerca de 58%. São pacientes e famílias que dificilmente teriam como se manter de forma digna na capital durante a luta contra o câncer. Outros 18% dos atendidos pela instituição são moradores da Região Metropolitana, 12% do Recife e 11% são oriundos de outros estados, principalmente de cidades do Norte/Nordeste.
A partir do trabalho realizado com seriedade e do apoio dado aos serviços de oncologia pediátrica do IMIP, Hospital do Câncer, Hospital Oswaldo Cruz e para transplantados do Real Hospital Português, o NACC vem sendo, há mais de três décadas, um grande aliado na luta contra o câncer infantil em Pernambuco. Prova disso é a queda no índice de abandono de tratamento nos hospitais do estado, reduzido consideravelmente para menos de 2%, aumentando as chances de cura para milhares de crianças.