O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, e o vice-presidente da Entidade, Rogério Filomeno, estiveram reunidos por meio de videoconferência com o novo Corregedor-Geral da Advocacia-Geral da União, Edimar Fernandes de Oliveira, e com o presidente da Comissão Nacional de Advocacia Pública da OAB, Marcello Terto. No encontro, os dirigentes da Associação apresentaram alguns dos principais pleitos dos membros da Advocacia Pública Federal e deram as boas-vindas ao corregedor.
Marcelino Rodrigues ressaltou a preocupação da ANAFE com a questão disciplinar e correcional na Instituição, citando alguns episódios que acabaram por chamar atenção e que revelam alguns excessos. “Nesse sentido, a ANAFE já tinha feito um contato inicial com o Advogado-Geral da União e agora, com esse primeiro contato, a intenção é que demos encaminhamento a esses pontos para garantir a defesa das prerrogativas de nossos membros”, disse.
Outro assunto tratado na reunião foi a questão do teletrabalho adotado no âmbito da AGU, com foco nos impactos disso para as condições de trabalho dos Advogados Públicos Federais. “Temos uma preocupação com vários aspectos do trabalho home office para os Membros da AGU, principalmente no que diz respeito à questão do aumento da carga de trabalho e nos impactos à saúde mental dos colegas, entre outros pontos. Com isso, o intuito da ANAFE é de participar de eventual regulamentação e de atuar em favor dos Advogados Públicos Federais para dar o melhor encaminhamento nesse sentido”, salientou o presidente.
Edimar disse que estaria à disposição da Associação, que é a maior da AGU, e que daria encaminhamento ao que foi conversado na reunião, por se tratarem de assuntos com real importância para os Membros da Instituição.