A Associação agradeceu ao novo desembargador do TRF6 pela atuação em prol do fortalecimento da Advocacia-Geral da União e desejou a continuidade de sua brilhante trajetória como advogado público, agora na magistratura.
Recentemente, o ex-Procurador Federal associado à ANAFE, Grégore Moreira de Moura, foi nomeado para exercer o cargo de Juiz do Tribunal Regional Federal (TRF) da 6ª Região. Em bate-papo com o Presidente da Associação, Lademir Rocha, Grégore destacou os principais pontos de sua trajetória até a nomeação no novo cargo.
O convidado possui um extenso currículo sendo Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais, Procurador Federal desde 2003, Professor, Escritor, Diretor da Escola da Advocacia-Geral da União e na ANAFE Coordenador do Centro de Estudos.
O Presidente da Associação iniciou a conversa parabenizando pela conquista.
Segundo o Desembargador, dois “ativos” o ajudaram a atingir seu objetivo. O primeiro foi a Procuradoria do INSS. “Ali você aprende de tudo, aprende a lidar com volume, aprender a trabalhar de maneira rápida, eficiente e com qualidade.” O segundo foi a escola da AGU, onde Grégore atuou por 10 anos. “Foi um passo importante que me permitiu criar essa rede de contatos muito forte em que toda ação era sem interesse de receber nada em troca. Acredito que esses dois fatores contribuíram muito para esse processo’.
Na conversa, o Presidente da Associação indagou o convidado sobre a Defesa de Prerrogativas no Judiciário. Segundo Grégore, um importante aspecto é fazer com que os Juízes conheçam a Administração Pública e um outro aspecto é fazer com que os Advogados Públicos participem de grupos de defesa de prerrogativas em parceria com a Ordem dos Advogados.
Grégore Moura também falou sobre os desafios que serão enfrentados na Magistratura. “Eu vejo o futuro com muita responsabilidade, porque nós temos que construir um Tribunal moderno, efetivo e com uma prestação jurisdicional muito rápida. Acredito que isso vá se realizar, pois a escolha dos Desembargadores foi muito técnica. Então vamos com muita garra e com essa noção de responsabilidade grande sabendo que vai ser um Tribunal de excelência”, afirmou.
Lademir agradeceu a presença do Desembargador e disse que a Entidade será sempre sua casa. Grégore também agradeceu o apoio da ANAFE em todo o processo e disse ser necessário para as pessoas que desejam traçar esse caminho.