Na manhã dessa quarta-feira (13), a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) promoveu reuniões com a Secretaria-Geral de Administração (SGA) da Advocacia-Geral da União e a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), com foco principal em questões relacionadas ao pagamento administrativo e à atualização monetária dos exercícios anteriores das promoções atrasadas.
Pela manhã, o Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, acompanhado pelo Diretor Jurídico, Marcelo Zeni, o Diretor de Prerrogativas, Jone Maciel, e o Diretor Adjunto de Prerrogativas, José David Pinheiro, conduziram uma reunião com a Secretária-Geral de Administração, Elisa Malafaia, e a Diretora de Gestão de Pessoas, Roseana Maria Rodrigues.
No período da tarde, uma reunião virtual foi realizada com a participação da Diretora de Gestão Corporativa da PGFN, Adriana Gomes de Paula Rocha, e do Coordenador-Geral de Pessoas, Leonardo Silva Lindoso. Representando a ANAFE, estiveram presentes o Diretor de Prerrogativas e seu adjunto, Jone Maciel e José David Silvério, além do Diretor Jurídico, Marcelo Zeni.
Durante os encontros, os líderes da ANAFE receberam atualizações sobre o andamento das promoções nas carreiras, um tema que já havia sido discutido anteriormente (confira aqui) entre os representantes da ANAFE e a equipe da Secretaria-Geral de Administração da Advocacia-Geral da União (AGU). Como resultado dessas discussões, a Associação conseguiu inserir na pauta o pagamento administrativo com valores atualizados, uma conquista anunciada nesta reunião.
Os valores já foram atualizados para a competência de janeiro de 2024 em relação às carreiras de advogado da União e procurador federal. Já para a carreira de procurador da fazenda nacional, os trâmites de atualização dos valores foram iniciados. Nesse sentido, a ANAFE solicitou uma nova atualização, visando a possibilidade de pagamento na folha de abril, com recebimento em maio. Os dirigentes expressaram otimismo em relação a essas perspectivas positivas.
Outro tema discutido nas reuniões foi o ingresso dos novos aprovados nos concursos, abordando questões como datas de posse, nomeações simultâneas, curso de formação e lotações. Tanto os representantes da SGA/AGU quanto da DGP/PGFN demonstraram-se receptivos a todas as pautas apresentadas pela Associação, comprometendo-se a trabalhar em conjunto em busca de melhorias contínuas para os membros da AGU.