O Diretor de Prerrogativas da ANAFE, Diogo Alvarez Tristão, foi recebido nesta quinta-feira (6) pelo Diretor do Departamento de Inteligência Jurídica e Inovação, Claudio Salvino Braga, e pelo Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Álvaro da Costa Rondo Neto, para tratar da inclusão digital dos Procuradores da Fazenda Nacional no ecossistema tecnológico da Advocacia-Geral da União (AGU).
Durante o encontro, foram debatidas pautas relacionadas ao acesso dos membros da Advocacia Pública Federal às ferramentas institucionais de escritório e comunicação. Os representantes da AGU informaram que já foi concluído o processo de licitação das ferramentas de escritório da Google (Google Workspace), que passarão a integrar, a partir do próximo ano, o conjunto de soluções disponíveis para uso interno, em acréscimo às ferramentas atualmente existentes da Microsoft (Microsoft Office).
Com isso, os usuários poderão optar entre os dois ecossistemas, conforme suas necessidades e preferências. Aqueles que escolherem utilizar as ferramentas do Google Workspace deixarão de demandar licenças da Microsoft, evitando a duplicidade de custos e otimizando a gestão orçamentária da instituição.
O Diretor de Prerrogativas da ANAFE destacou que a Associação continuará acompanhando e colaborando com a AGU nesse processo de expansão tecnológica, buscando assegurar acesso equitativo e condições adequadas de trabalho digital para todos os membros das carreiras da Advocacia Pública Federal.
“É importante reforçar que a ANAFE seguirá apoiando o uso das demais ferramentas colaborativas já disponíveis. No entanto, a partir de 2026, a AGU disponibilizará oficialmente tanto o Google Workspace quanto o Microsoft Office, permitindo ao usuário escolher qual ambiente utilizar, conforme as diretrizes de disponibilidade orçamentária e eficiência operacional”, afirmou Diogo Alvarez Tristão.
A iniciativa faz parte das ações contínuas de modernização e inclusão digital da AGU, com o apoio da ANAFE, e representa um passo importante para fortalecer a integração, a produtividade e a inovação na atuação dos Procuradores da Fazenda Nacional (agendando reuniões com demais órgãos responsáveis pela inclusão digital dos PFNs na AGU) e demais carreiras da AGU.








