Hoje (4), a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) realizou uma visita institucional à Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente (Pronaclima), da Advocacia-Geral da União (AGU). Representaram a ANAFE o Presidente Vitor Pinto Chaves e a Diretora Adjunta de Assuntos Institucionais, Carolina Augusta Mendonça, que foram recebidos pela recém-nomeada Procuradora-Chefe da Pronaclima, Teresa Villac Pinheiro.
Durante o encontro, a ANAFE parabenizou Teresa Villac pela nomeação e reforçou o objetivo da reunião como uma oportunidade de aproximação institucional e fortalecimento do diálogo.
A ANAFE apresentou algumas de suas principais iniciativas, como o seu Centro de Estudos, que promove debates e publicações acadêmicas, incluindo uma revista jurídica anual. A associação também destacou sua atuação em pautas institucionais e a importância de iniciativas conjuntas em prol da valorização da Advocacia Pública e da pauta ambiental.
Teresa Villac destacou a importância do incentivo ao aprofundamento acadêmico e formativo nas temáticas ambiental e climática também pelas entidades representativas.
Afirmou seu respeito pelos colegas e instituições que integram a AGU: “Temos diversos programas em cooperação e estamos promovendo reuniões para escuta e novas frentes. Colocamos a Pronaclima à disposição de ações conjuntas com as unidades da instituição, conforme estabelecido nas nossas competências. Trabalhar juntos é sempre melhor.”
A ANAFE também se colocou à disposição para apoiar iniciativas da Pronaclima, inclusive no que diz respeito à divulgação de ações institucionais e ao estímulo ao engajamento dos membros da AGU em pautas ambientais.
Na ocasião, Carolina Augusta apresentou as comissões temáticas da ANAFE e convidou a Advogada da União para participar do evento em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que será realizado no dia 25 de julho, na sede da ANAFE, em Brasília.
Ao final do encontro, Teresa Villac agradeceu a visita e concluiu: “Quero valorizar os colegas e manter uma escuta ativa. Estamos abertos à sugestões de todos e iniciativas que fortaleçam a nossa atuação institucional e a agenda climática na AGU em benefício à segurança jurídica às politicas publicas”.
