A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) realizou, nesta segunda-feira (11), o webinar “Entendendo os investimentos da Funpresp-Exe”, transmitido ao vivo pelo canal da TV ANAFE. O encontro reuniu especialistas para explicar o funcionamento da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), seu modelo de governança e os critérios utilizados na aplicação dos recursos.
Na abertura, o Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, destacou a relevância do tema: “Esse é um assunto que impacta diretamente o futuro financeiro de milhares de servidores, especialmente os Advogados Públicos Federais. Nosso objetivo é aproximar o participante da gestão dos seus investimentos e oferecer informação de qualidade para decisões mais conscientes.” Ele também ressaltou a importância da eleição da Funpresp, que está atualmente em andamento.
O debate contou com a participação de Cícero Rafael Dias, Diretor-Presidente da Funpresp-Exe; Guilherme Benites, sócio e Diretor Técnico da Aditus Consultoria Financeira; e mediação de Danilo Miranda, Coordenador de Previdência Complementar e Saúde Suplementar da ANAFE.
Segundo Danilo Miranda, a proposta surgiu a partir da demanda dos associados: “Este evento surgiu a partir de uma provocação dos associados, quando percebemos uma dificuldade a respeito do tema. Buscamos, então, tirar as principais dúvidas numa linguagem mais simples, que consiga sanar os questionamentos dos nossos associados.”
Guilherme Benites apresentou uma visão técnica sobre os investimentos, destacando o impacto do arcabouço legal e de resoluções como a CMN 5202: “Nosso papel é acompanhar, analisar e validar as estratégias de alocação, buscando o equilíbrio entre segurança, rentabilidade e transparência.”
Já Cícero Rafael Dias enfatizou o compromisso com a transparência e a educação financeira: “Entendemos que formação é diferente de letramento financeiro.” Ele também reforçou que “a Funpresp-Exe segue critérios técnicos e rígidos de governança, sempre com foco no longo prazo e na segurança dos recursos dos participantes.”
O webinar abriu espaço para perguntas do público, permitindo o esclarecimento de dúvidas sobre perfil de risco, composição da carteira e perspectivas econômicas.