A Comissão da Mulher da ANAFE promoveu, nesta terça-feira (14), o debate “Diálogos da Comissão da Mulher da ANAFE: A OAB e a representatividade feminina”. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube TV ANAFE e teve a participação de associadas e representantes femininas de destaque da Ordem dos Advogados do Brasil de várias partes do Brasil.
A pauta do encontro se concentrou no debate sobre a ausência de mulheres nos espaços estratégicos da advocacia e na importância da presença das advogadas públicas na OAB.
De acordo com a Coordenadora da Comissão da Mulher da ANAFE, Herta Rani Teles, o objetivo do encontro foi incentivar o debate e ampliar as iniciativas de representatividade feminina nas atuações pública e privada da advocacia. “Tivemos muitas inspirações e debates necessários nesse encontro. É muito bom poder reunir norte a sul do Brasil e trazer visões diversas”, avaliou.
A Vice-Presidente Comissão Nacional Da Mulher Advogada da OAB, Rejane da Silva, comentou sobre o avanço da paridade da representação das mulheres, como na votação para presença de advogadas na segunda instância do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, em que as duas pessoas mais votadas foram mulheres, e a eleição da primeira mulher a ocupar a presidência da seccional da OAB em Santa Catarina. “Na questão da representatividade, quando começamos a perceber esses lugares de destaque, vamos sendo encorajadas, como tem acontecido”, comentou Rejane.
“Eu me surpreendo como ainda há alguém que questione a existência de políticas afirmativas como a paridade em listas sêxtuplas ou cotas”, desabafou a Vice-Presidente da Comissão de Advocacia Pública Da OAB/PE, Fabiana Augusta, que apresentou uma série de dados a ilustrar bem a necessidade do debate como o ocorrido hoje.
“Essa não é uma causa ou um debate de mulheres. Todos nós queremos um universo mais solidário, igualitário, representativo, empático. Então, está na conta de todos nós, especialmente a violência contra a mulher, que deve ser uma causa de toda a sociedade”, comentou Ingrid Zanella, Vice-presidente da OAB/PE.
Também contribuíram para a conversa a Diretora da ANAFE e Conselheira OAB/DF, Maria Dionne De Araújo Felipe, a Conselheira Da OAB/SE E Presidente Da Comissão De Advocacia Pública Da OAB/SE, Maiana Alves Pessoa, a Vice-Presidente Da OAB/SE, Letícia Esteves Da Costa Mothé Barreto, a Vice-Presidente OAB/BA, Cristhianne Moreira Gurgel, e Susana Lucini, integrante da Comissão da Mulher da ANAFE.