O presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), Sérgio Montardo, participou, nessa quarta-feira (1º), da abertura do Ano Judiciário de 2023. A cerimônia na sede da Suprema Corte, em Brasília (DF), marcou o início das atividades jurisdicionais do país após o recesso forense.
Durante a sessão, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, afirmou que a democracia permanece inabalada. “O sentimento de respeito pela ordem democrática continua e continuará a iluminar as mentes e os corações dos juízes da Corte Suprema, que não hesitarão em fazer prevalecer sempre os fundamentos éticos e políticos que informam e dão sustentação ao Estado Democrático de Direito.”
Para o presidente da ANAFE, a participação no evento reforça a importância da parceria da Advocacia-Geral da União, que possui atuação firme no Supremo. “A advocacia pública é fundamental para o Estado democrático de Direito, assim como o STF. Nosso diálogo deve ser permanente a fim de aumentar a qualidade da nossa atuação conjunta.”
Sobre o Ano Judiciário, ele destaca que é uma oportunidade para o Poder Judiciário mostrar à sociedade sua importância e relevância para a garantia dos direitos e da justiça. É também um momento de reflexão sobre as políticas e ações que precisam ser implementadas para tornar a justiça mais acessível, eficiente e democrática.
A sessão histórica contou com a presença de inúmeros convidados, incluindo chefes de Poderes, ministros de Estado e embaixadores estrangeiros. Participaram da solenidade o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e o procurador-Geral da República, Augusto Aras.
Também estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro da Justiça, Flávio Dino, o presidente do TCU, Bruno Dantas, a presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, o ministro do STJ, Herman Benjamin, o ex-presidente da República, José Sarney, o ministro aposentado do STF, Ayres Britto, além da governadora em exercício do DF, Celina Leão, e tantos outros convidados, que lotaram o plenário.