Com o patrocínio da representação da ANAFE no Piauí, Membros da AGU realizaram um café da manhã com a bancada federal do estado, na última sexta-feira (7), em Teresina/PI. Na ocasião, foi apresentado o balanço das atividades realizadas pela AGU no ano de 2019, que contou com uma arrecadação de cerca de R$ 100 milhões somente no Piauí, resultantes da cobrança dos maus pagadores de impostos.
Segundo o procurador chefe da Procuradoria Federal do Piauí, Caio Coelho, que é associado à ANAFE, as demandas e prioridades da AGU para o exercício de 2019 priorizaram a infraestrutura. “A atuação nas desapropriações da Transnordestina, na previdência social a gente atua fortemente na conciliação de forma que o segurado que busque aquele benefício na justiça, ele consiga essa prestação mais célere. Ano passado nós firmamos quase 14 mil acordos nessa matéria e em diversos outros setores”, disse.
Segundo os dados apresentados, foram mais de 200 mil processos analisados ao longo do ano passado no estado, mais 10 mil manifestações jurídicas com consultoria e assessoramento por parte da AGU, além de terem sido homologados também mais de 13 mil acordos, sendo a maioria deles referentes a auxílio-doença previdenciário (5.665).
Para o representante da ANAFE/PI Tarcisio Guedes, este tipo de evento enaltece o trabalho dos Advogados Públicos Federais perante os parlamentares. “Foi uma ótima oportunidade para ressaltarmos a importância do nosso trabalho para a sociedade, apresentando os resultados obtidos no estado aos deputados federais, legítimos representantes do povo. Na ocasião foram divulgadas, por exemplo, a nossa atuação junto aos órgãos e autarquias federais na análise jurídica de instrumentos para viabilizar políticas públicas aos cidadãos piauienses, tais como obras de duplicação de rodovias, recuperação e manutenção de barragens, abastecimento de água, esgotamento sanitário etc.”, afirmou.
Participaram do evento, os deputados federais: Júlio César (PSD), Átila Lira (PP), Margarete Coelho (PP), Assis Carvalho (PT) e Flávio Nogueira (PDT).