Na próxima segunda-feira (24), a Advocacia Pública terá um importante espaço de diálogo e fortalecimento da diversidade: o I Encontro Regional da Advocacia Pública Negra, promovido pela Advocacia-Geral da União (AGU) no Rio de Janeiro. A ANAFE estará presente no evento, que reunirá autoridades, especialistas e integrantes das três esferas da Advocacia Pública para refletir sobre o protagonismo negro no serviço público e incentivar a construção de ambientes institucionais mais inclusivos.
O encontro terá programação dedicada à reflexão sobre acesso, permanência e ascensão de profissionais negros nas carreiras jurídicas públicas, incluindo mesa de abertura, palestra magna, apresentação do Programa Esperança Garcia, rodas de conversa temáticas, plenária final e proclamação da Carta do Rio de Janeiro.
PARTICIPAÇÃO DA ANAFE
A ANAFE estará amplamente representada na programação. O Presidente Vitor Chaves comporá a mesa de abertura ao lado de outras autoridades. Também estarão presentes dirigentes e associados que participarão como palestrantes, moderadores e provocadores nos debates do dia.
Entre eles, participam: Denilton Leal Carvalho, Procurador Federal e Coordenador da Carreira de Procurador Federal da ANAFE; Daniela Oliveira, Advogada da União e Coordenadora do Centro de Estudos da ANAFE; e Fernanda Marques, Procuradora Federal e representante estadual da ANAFE, todos atuando em rodas de conversa sobre boas práticas e desafios relacionados à permanência e ao acesso de profissionais negros.
Também integram a programação os associados Manuellita Hermes, Procuradora Federal e Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Igualdade Étnica e Racial do Comitê de Diversidade e Inclusão da AGU; Claudia Trindade, Chefe da Assessoria Especial de Diversidade e Inclusão da AGU; Diogo Luiz da Silva, Procurador da Fazenda Nacional e Secretário de Controle Interno da AGU; Gabriela Brandão, Advogada da União; e Lorena Narcizo, Procuradora da Fazenda Nacional e assessora na Assessoria Especial do Ministro da Fazenda. Todos exercerão funções de moderação ou provocação nas discussões, além de contribuir diretamente para a organização e condução do evento.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
O encontro contará com:
• Mesa de abertura com autoridades da AGU, estados e municípios;
• Apresentação do Programa Esperança Garcia;
• Pronunciamento do Advogado-Geral da União, Jorge Messias;
• Palestra magna do professor Wallace Corbo;
• Rodas de conversa temáticas sobre acesso, permanência e ascensão;
• Plenária Final e Proclamação da Carta do Rio de Janeiro;
• Coquetel de encerramento.








