Promovida pela PF/PA com apoio da representação estadual da ANAFE no Pará, a iniciativa foi transformada em projeto permanente da unidade.
Café é bom, com prosa fica melhor ainda! Estes dois ingredientes dinamizaram a manhã da última sexta-feira (29), na PF/PA, onde pela segunda vez foi realizada uma ação do Projeto “Café e Prosa com Elas: roda de conversa sobre ser mulher”.
Na ocasião, a Coordenadora da Comissão da Mulher, Herta Rani Teles, falou sobre como ainda há muito a se trabalhar para dar mais protagonismo para as mulheres. Segundo ela, em várias áreas e locais a situação das mulheres precisa melhorar, inclusive dentro de suas próprias casas.
O projeto, concebido após o sucesso do evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, objetiva criar um espaço permanente para discussão de temas voltados às mulheres e à redução das desigualdades de gênero, tendo como público-alvo as mulheres da AGU/PA, incluindo procuradoras, servidoras, estagiárias e terceirizadas, bem como todos os homens que se sentirem convidados ao diálogo.
Na primeira edição o encontro também contou com a presença da coordenadora da comissão da Mulher, Herta Rani Teles e da Procuradora Federal Lise Tupiassu, que falaram sobre as dificuldades do mundo feminino.
Os encontros serão periódicos e no formato híbrido, dado seus resultados positivos e perspectiva de compartilhamento de conhecimentos e de integração de pessoas de locais diferentes.
A prosa do dia foi com Mayra Cotta, advogada, mestre em direito criminal pela UERJ, consultora em compliance de gênero e autora do livro “Mulher, roupa, trabalho: como se veste a desigualdade de gênero”. Em sua fala, Mayra colocou que seu livro trata de duas esferas diferentes, moda e política e que essencialmente conversa com as mulheres. Ele traz angústias pessoais que a maioria das mulheres já tiveram em relação a roupas, mas traz também caminhos e formas de como essa questão pode ser refletida.
Na avaliação da Procuradora-Chefe da PF/PA, Patrícia Cruz, “a redução das desigualdades de gênero está na pauta do dia, sendo, inclusive, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU a ser alcançado pelas nações até 2030. O “Café e Prosa Com Elas” pretende inserir a AGU/PA nesse debate, de forma ampla e democrática, com muito diálogo e participação de homens e mulheres. É uma enorme satisfação perceber que as pessoas querem, sim, conversar sobre desigualdades e construir algo positivo em torno disso”.
Com informações: PF/PA.