O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, e o vice-presidente, Rogério Filomeno, participaram nessa quarta-feira (29), do lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2019, editado pela revisa Consultor Jurídico. A solenidade foi realizada no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF) e contou com a presença do presidente da corte, ministro Dias Toffoli, e de representantes da advocacia, do Executivo e do Legislativo.
Em seu pronunciamento, o presidente da Corte elogiou a publicação que, segundo ele, contribui para o aperfeiçoamento da Justiça no Brasil. “Desde 2007 o Anuário presta uma contribuição inestimável para a Justiça brasileira, proporcionando um diagnóstico fiel e abrangente do complexo funcionamento do Poder Judiciário e das instituições essenciais da Justiça.”
O diretor da revista eletrônica Consultor Jurídico, Márcio Chaer, também discursou e agradeceu a presença das autoridades. Ele destacou que a publicação “tenta mostrar cada julgador pelo seu julgado e não pelo que sai mais no jornal e que a imagem do Judiciário está distante do que eles realmente são.”
O presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, destacou a importância da publicação, que traz números e características da Justiça brasileira. Além disso, segundo ele, o material institucional garante maior visibilidade à Advocacia Pública Federal.
“Somos parceiros de mais uma edição por acreditarmos que o anuário possibilita ricos levantamentos, pesquisas de rotina e até estudo da doutrina. Por essa razão, nada mais razoável que tenhamos espaço assegurado, tanto na publicação impressa, quanto nesta cerimônia de lançamento. O que esperamos é ver consolidada a Advocacia Pública Federal como Função Essencial à Justiça prevista na Constituição”, afirmou Rodrigues.
ANUÁRIO DA JUSTIÇA BRASIL 2019
Em sua 13ª edição, o Anuário da Justiça traz o perfil de cada um dos ministros que integram a cúpula do Poder Judiciário e que dão a palavra final em matéria constitucional e na aplicação das leis no país. Mostra ainda as tendências de julgamento nos temas mais controvertidos em tramitação na suprema corte e nos tribunais superiores.
Os 30 anos do Superior Tribunal de Justiça são o tema da reportagem especial desta edição, que inclui uma seleção das 30 maiores decisões da corte em toda a sua história.